O que observar ao comprar gado de corte em leilões

O que observar ao comprar gado de corte em leilões

Comprar gado de corte é uma das atividades que compõem a rotina dos pecuaristas do Brasil e, nesse sentido, as transações comerciais digitais no mundo agro têm sido cada vez mais expressivas, inclusive na modalidade de leilões.

Tendo isso em vista, preparamos este artigo para te contar o que de fato é importante observar na hora de comprar gado de corte. Daremos dicas para calibrar seu olhar para identificar visualmente o melhor animal. Confira!

O que é preciso saber antes de comprar o gado?

Primeiramente, avalie a idoneidade do vendedor ou do grupo que é responsável pelo leilão.

Também é importante treinar o olho, acompanhando com afinco conteúdos que tragam informações sobre o padrão genético e racial. Assimile conhecimento teórico sobre as capacidades e até limitações de cada raça.

Busque também conhecer melhor a região em que esse rebanho está inserido, avaliando detalhes como:

  • proximidade de sua propriedade: afinal de contas, haverá o transporte desses animais e em cima disso, o valor do frete, sem mencionar que grandes distâncias têm maior risco de causar estresse aos animais;
  • as principais doenças da região;
  • o objetivo da criação a que esse animal pertence e qual o tipo de condução de manejo estabelecido.

Além disso, acompanhe o responsável pelo leilão, que trará um histórico produtivo detalhado dos animais anunciados.

Pecuarista atento às oportunidades com tablet em mãos.
Leilões virtuais são cada vez mais comuns, assim como a maioria das negociações. Portanto, esteja atento às oportunidades.

Além disso, é importante conseguir definir aspectos que, através da visualização, podem ser claros e ter um papel fundamental na disseminação de animais de alto padrão genético. A partir do treinamento adequado é fácil converter ganhos na compra de indivíduos de alto potencial, seja seu interesse na capacidade produtiva ou reprodutiva.

Veja também: 5 dicas para ter maiores lucros na pecuária.

O que observar para avaliar o gado?

Para uma completa avaliação do gado é importante estar atento à questões fundamentais que estão diretamente relacionadas à procedência desse animal, conhecendo melhor sua origem e seu histórico, inclusive sobre o rebanho ao qual ele pertence, com informações referentes aos animais que conviveram com esse animal, até mesmo os de outras espécies.

Outro ponto importante é inteirar-se das informações que o produtor ou vendedor repassam diretamente. Detalhes como histórico genético, vacinal, alimentar, reprodutivo, de controle de parasitas e de doenças, além de dados relacionados aos índices produtivos, são aspectos que devem ser avaliados.

Observe também características tais como aprumos, pelagem e olhos brilhantes e excesso de gordura corporal. Para isso, veja abaixo como fazer uma correta avaliação visual.

Peão conduzindo uma boiada de gado Nelore a pasto
Além de todos esses cuidados, o olhar treinado vai facilitar e muito a decisão de escolha, sendo que o treino é aliado à constância e repetição.

Leia também: Vacinas obrigatórias para bovinos: calendário e boas práticas de manejo.

Como treinar sua capacidade de avaliação visual?

Conhecido como EPMURAS – Retrato Falado, trata-se de um método técnico e bastante difundido onde, à partir da descrição das características dos animais e apenas com o olhar atento, são avaliados alguns pontos principais, tais como:

  • Estrutura Corporal;
  • Precocidade;
  • Musculosidade;
  • Umbigo;
  • Raça;
  • Aprumos;
  • Sexualidade.

A partir da avaliação da raça e do contexto em que foi criada, são analisadas características relacionadas à conformação, precocidade e musculatura, de forma exclusivamente visual. Esse método exige treinamento e olhar constante, mas é um excelente instrumento a favor do pecuarista, que pode estar melhor preparado ao comprar seu gado de corte em leilões.

Avaliando os pontos através da distribuição corporal, considerando a deposição muscular e a presença ou não de gordura visível em conjunto com os aprumos (apoios traseiros e dianteiros), é definido a qualidade produtiva e até reprodutiva do animal de corte, especialmente para a raça Nelore.

Confira no vídeo abaixo um breve detalhamento sobre a avaliação visual técnica – EPMURAS:

Fonte: Cursos CPT.

E então, gostou de saber dos aspectos a serem considerados na hora de adquirir gado de corte para sua criação? Aproveite e acesse também o nosso artigo onde explicamos por que o gado Nelore pode ser mais lucrativo. Boa leitura!

Related Post

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *