Maine Anjou: a raça francesa que tem conquistado espaço no Brasil

Maine Anjou: a raça francesa que tem conquistado espaço no Brasil

Os Maine Anjou, como a própria nomenclatura sugere, são animais fundamentalmente taurinos de origem francesa. Embora isso possa surpreender, a raça tem ganhado espaço novamente em nosso país.

A busca do pecuarista por melhores oportunidades de investimento é constante e cada vez maior. Sem dúvidas, quando se trata de gado de dupla aptidão, os resultados são mais pontuais e importantes, destacando-se ainda o aproveitamento financeiro superior.

Sendo assim, é importante que você, criador de animais, esteja atento à raças que trazem maiores vantagens nesse sentido, de forma a alcançar maiores benefícios e aumentar seu faturamento de forma ampla.

Com o objetivo de levar mais conhecimento até você, o presente artigo aborda o Maine Anjou, raça de gado com muitos apreciadores e com chances de ampliar ainda mais o espaço já conquistado. Boa leitura!

Origens do Maine Anjou

Por tratar-se de cruzamentos dirigidos com raças europeias, as características estão baseadas na boa conformação corpórea e deposição muscular com alta presença de marmoreio.

No início do século XX, touros Shorthorn foram cruzados com matrizes da região, sendo que a aptidão principal desses touros consiste na produção de carne de qualidade. Dessa forma, as gerações seguintes foram apresentando esse fator genético mais marcado. Com os cruzamentos seguintes, cada vez mais a seleção foi focada no crescimento e facilidade de ganho de peso, já que as origens estavam mais voltadas para isso.

Já a história da raça no Brasil é um pouco diferente. Isso se deve ao fato de o Maine Anjou ter sido introduzido em território brasileiro em torno do ano de 1972, o que é bastante recente. A raça chegou primeiro no Sul do país, região em que os exemplares têm apresentado os melhores resultados tanto em desenvolvimento quanto em adaptação.

Sendo uma raça relativamente nova por aqui, alguns fatores relacionados às exigências europeias de aclimatação e as suas raízes são pontos importantes a serem considerados.

Conheça as principais características do Maine Anjou

Conhecida por seu porte mais compacto, a raça apresenta bom crescimento e precocidade, além de deposição muscular interessante do ponto de vista zootécnico. Os terneiros podem nascer com uma média de 50 kg e sua terminação em comparação com as demais raças é precoce, o que interessa muito aos criadores de carne.

O seu crescimento é rápido e a raça mista do Maine Anjou apresenta acelerada maturação de carne, com certo grau de rusticidade para uma raça taurina, especialmente em se tratando de animais voltados ao clima temperado não predominante em terras brasileiras.

Bovinos da raça Maine Anjou, lado a lado, alimentando-se
O Maine Anjou é uma raça francesa que apresenta características interessantes do ponto de vista zootécnico, como bom crescimento, precocidade e acelerada maturação da carne.

Dentre os atributos físicos da raça, alguns aspectos são percebidos, como:

  • Pelagem que vai desde vermelha predominante até alguma variação de branco, com pontos ou manchas;
  • Cabeça curta e focinho claro, padrão europeu com olhos também vermelhos;
  • Presença de chifres arqueados para fora e para frente, de tonalidade clara;
  • Conformação ideal para carne: conformação típica, peito profundo e largo, animais medianos e compactos, lombo largo e espesso;
  • Diferencial presente na boa inserção da glândula mamária, com tetas bem colocadas.

O aproveitamento do Maine Anjou como raça de dupla aptidão

Uma característica forte nesses animais é a estatística bastante alta de nascimentos gemelares. Esse fator está fortemente associado à boa habilidade materna das fêmeas e à capacidade de produzir leite em quantidades interessantes para comercialização.

Caso a atenção seja voltada aos cruzamentos com animais aptos à produção de leite, o aporte de volumoso para as matrizes deve ser reforçado, visando conferir condições saudáveis de produção e equilíbrio do seu organismo.

Pontos altos de interesse zootécnico na raça Maine Anjou

Em se tratando de melhoria de gerações por meio de cruzamentos planejados e dirigidos, a raça Maine Anjou pode contribuir tanto com a questão de qualidade da carne quanto com a precocidade em ganhar peso, resultando em ciclos menores de produção que, consequentemente, rendem maior faturamento. Além disso, as matrizes da raça apresentam uma reprodução eficiente, com bezerros nascendo pesados ou até gêmeos, sem mencionar a facilidade de produzir leite de boa qualidade.

Destacando os atributos de interesse produtivo:

  • Qualidade e maciez da carne com alto teor de marmoreio;
  • Ganho de peso;
  • Manutenção do peso e volume, com alto rendimento de carcaça;
  • Alta eficiência em absorver o marmoreio na carne.

Apesar dos muitos pontos altos da raça, ainda temos poucos exemplares por aqui, o que sugere a necessidade de intensos trabalhos de disseminação genética e acompanhamento dessa evolução.

Fato é que, além do fator de clima e dificuldades da época, o pouco uso de material genético em tecnologias reprodutivas, como a inseminação artificial, foram os principais impedimentos da raça Maine Anjou conquistar seu lugar desde o ano de 1972.

O alto custo para adquirir animais da raça no Brasil é também outro fator limitante para grande parte dos criadores. Sendo assim, a intenção de aperfeiçoar a genética e promover as centrais de inseminação é um caminho que tem tudo para ser próspero e já foi, inclusive, iniciado.

Acredita-se que, em breve, o valor de comercialização desse material genético estará mais acessível a todos, possibilitando que o gado Maine Anjou conquiste seu espaço definitivamente.

Para ver de perto alguns exemplares da raça, acompanhe o vídeo que separamos pra você:

Créditos: RIC Rural.

Related Post

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *