Por que o gado Nelore pode ser mais lucrativo?

Por que o gado Nelore pode ser mais lucrativo?

O Brasil vem se destacando no cenário de produção e exportação de carne. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), o Brasil é considerado um dos principais exportadores de carne no ranking mundial. Além disso, em 2020 o rebanho bovino nacional atingiu a marca de 218,2 milhões de cabeças, de acordo com o IBGE.

Com esse rebanho tão expressivo, a raça de gado zebu Nelore é a que predomina e compõe o mercado da carne. Sendo assim, por que o gado Nelore pode ser mais lucrativo por aqui?

O rebanho de zebuínos é altamente capaz de se adaptar às condições climáticas e de oportunidades nutricionais. Sendo assim, se tornaram uma excelente opção de investimento, com ótimo custo benefício.

Vale a pena entender mais sobre essa raça tão difundida, assim como os motivos de serem tão populares. Vem conferir!

Características para definição racial

O Nelore – sendo a raça mais difundida – tem seu padrão racial bem conhecido. Por mais que os processos de melhoramento genético sejam intensos, não modificam – de forma significativa – o visual definido da raça.

Por outro lado, questões voltadas à capacidade produtiva do rebanho, especialmente em nível de qualidade, têm sido o foco de muito estudo técnico científico.

Nelore e o padrão físico

O padrão racial é definido a partir das características físicas, que incluem:

  • o cupim, que é mais pronunciado nos machos e tem a função de oferecer reservas de energia em situações adversas;
  • pelagem branca, com áreas mais escuras, especialmente para os machos, nas regiões do cupim e pescoço;
  • couro oleoso e brilhante, com pele caracteristicamente solta;
  • ancas bem afastadas e garupa comprida. Após o intenso trabalho de aprimoramento genético, tem tido bons resultados na qualidade dos cortes de carne mais nobres do traseiro;
  • altura e perfil com traços bem marcados para o sexo masculino, com chanfro reto e narinas dilatadas no focinho preto;
  • bolsa escrotal bem inserida, de aspecto firme e pele fina bem pigmentada, com os testículos bem desenvolvidos e prepúcio recolhido;
  • fêmeas com estatura menor e predominância de pelagem branca, chanfro delicado e curto, com focinho preto e cascos pretos rígidos;
  • úbere não pronunciado e com boa conformação.
Bezerro Nelore acompanhado de uma vaca adulta em pasto
As características físicas, comportamentais, produtivas e reprodutivas conferem ao Nelore alta taxa de sobrevivência com boa longevidade, o que torna a raça tão atraente.

Leia também: Vacinas obrigatórias para bovinos: calendário e boas práticas de manejo.

Desempenho produtivo

O gado Nelore é valioso para o agronegócio brasileiro, não só pelo fato de ser altamente adaptado, mas também por representar um ótimo custo benefício ao investimento inicial, considerando retornos especialmente por redução de custos.

Acompanhe alguns aspectos de destaque no comportamento produtivo e reprodutivo:

  • resistência natural à parasitas;
  • boa conversão alimentar, ou seja, são capazes de desfrutar de alimentos grosseiros;
  • comportamento ativo e dócil;
  • instinto forte de proteção com as fêmeas e crias;
  • baixa incidência de partos distócicos, devido à fisiologia das fêmeas (garupas altas);
  • bezerros com boa autonomia. Desde o nascimento procuram pela ingestão do colostro;
  • baixo custo de manutenção, pois as exigências são basais;
  • rusticidade e longevidade atraentes.

Além desses fatores, é interessante ressaltar que o aperfeiçoamento das técnicas reprodutivas ao longo do tempo tem permitido um crescimento na dimensão do rebanho Nelore. Como já destacado, o número é bem expressivo, compondo um total de 80% de todo rebanho nacional.

Rebanho de Nelore em pasto seco
Rebanho de gado Nelore em pastejo na época seca. Bom aproveitamento e conversão alimentar.

Portanto, a junção de todas as características citadas tornou essa raça tão popular na criação e vem contribuindo para o desenvolvimento da pecuária no país.

Cenário e ambientação climática

É fato que o Nelore se adapta muito bem em nossas terras, já que apresenta grande resistência à climas secos e de temperaturas elevadas.

Essa resistência se dá devido a alguns fatores, como:

  • grande número de glândulas sudoríparas;
  • maior extensão corporal;
  • pelos claros, curtos e densos;
  • pele solta, flexível e oleosa;
  • presença do cupim, que oferece energia em situações de escassez.

Esses fatores somados facilitam a regulação de temperatura corporal e a troca de calor com o ambiente. O metabolismo mais baixo gera também uma quantidade inferior de calor.

De fato, esses aspectos reunidos conferem a rusticidade que merece ser destacada, pois é a partir disso que o cenário brasileiro é o ideal para o Nelore, seja no agreste nordestino ou no sul gaúcho.

Boi Nelore bebendo água em riacho
Boi Nelore às margens de um riacho. Ótimo padrão racial e boa conformação, associados à rusticidade.

Veja também: Como proteger o rebanho de agentes externos.

Produção de carne do Nelore

A carne dessa raça é extremamente valorizada pelo seu padrão de qualidade, sendo uma das melhores do setor. Embora não possua a característica de gordura entremeada, é uma carne magra, porém com ótimo acabamento de gordura e grande quantidade de sabor, sendo essas suas qualidades principais.

Essa condição de baixa adiposidade acontece devido a boa conformação e boa distribuição da carne. A partir daí, há um ótimo rendimento, com uma carcaça de qualidade. Além disso, a padronização após o abate melhora a sustentação industrial e acrescenta valorização aos cortes.

Com o beneficiamento industrial, o Nelore representa um retorno muito positivo, por ser bem aproveitado em todos os sentidos e pelo fato do pecuarista não ter grande preocupações com questões adaptativas ou de problemas nutricionais e sanitários.

Sendo assim, essa raça pode produzir carne suculenta e qualificada tanto quanto outras raças, com o destaque de exigir baixo investimento e ser específica para a natureza do clima tropical.

O pequeno vídeo abaixo traz alguns aspectos que foram abordados no texto. A partir do tripé: genética, manejo e nutrição, o Nelore consagra a pecuária brasileira. Confira:

Fonte: PUC Tv Goiás.

Gostou do artigo? Confira também nosso post com 5 dicas para ter maiores lucros na pecuária. Boa leitura!

Related Post

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *