O mercado de venda de sêmen nasceu da busca por resultados produtivos, da necessidade de otimização do desempenho bovino. Trata-se de um mercado fértil, que se encontra em um momento de crescimento, onde os produtores agropecuários estão motivados a adotar novas técnicas para aumentar a eficácia de suas criações.
A técnica de inseminação artificial, por exemplo, quando bem conduzida, ajuda a garantir maior eficácia reprodutiva nos rebanhos, além de melhorar diversos aspectos e, dessa forma, assegurar o bem-estar animal.
Tendo isso em vista, a manipulação e venda do sêmen tem sido expressiva. No ano de 2020, o mercado experimentou um aumento de 20% nesse tipo de negociação. E não é para menos, já que o insumo é valiosíssimo para manter e até mesmo aumentar a produtividade dos maiores criadores do país.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, vem com a gente e fique de olho nas informações!
Por que a reprodução por inseminação artificial é vantajosa?
Em suma, a inseminação artificial não é nenhuma prática nova, mas, mesmo assim, tem muita gente que não tem clareza sobre os benefícios que ela proporciona.
Esses benefícios abrangem desde o cuidado sanitário e a prevenção de doenças, até a facilidade de manipulação e controle do ciclo estral das vacas, além de representar maior cuidado com a seleção genética e menor espaço de tempo para definição das características herdáveis.
Segue abaixo uma breve explanação sobre o que está envolvido na venda e no uso de sêmen de qualidade, especialmente na pecuária de corte:
A seguir, vamos detalhar alguns desses benefícios, a fim de evidenciar por que a venda de sêmen vem crescendo junto a adesão da técnica reprodutiva aplicada a campo. Veja só!
1. Redução de problemas de fertilidade
Entre os principais benefícios da prática da reprodução por inseminação artificial está a redução da baixa fertilidade, possibilitando identificar os alvos, ou seja, animais que são inférteis.
Identificar esses animais traz a vantagem de potencializar o incremento produtivo, já que assim é possível focar a necessidade específica de um determinado animal. Esses detalhes acabam afetando significativamente os resultados do pecuarista.
Portanto, para contornar a situação e garantir uma boa performance, muitos produtores recorrem à inseminação, com sêmen de boa qualidade.
2. Diminuição da transmissão de doenças
Seja qual for a criação de animais, ovinos e caprinos, equinos ou bovinos, a seleção do sêmen na inseminação artificial vai resultar em melhoramento genético.
Como existe a manipulação do sêmen dos animais, é importante saber que existe a seleção dos viáveis e saudáveis, assim como a marcação dos genes desejáveis. A partir desse cuidado, o resultado é a redução expressiva na transmissão de doenças de ordem genética, assim como a redução drástica de fontes contaminantes, como o que ocorre no momento da monta natural.
Leia também: Leilão de gado: uma ótima opção de negócio para você.
Quais são as vantagens da venda de sêmen?
É justamente por todos esses motivos citados que existe o interesse na comercialização de sêmen, e as chances de lucros expressivos são grandes. Mas esse não é o único benefício! Confira outros a seguir:
1. Aceleração no cruzamento genético
O método de inseminação artificial imprime muito mais rapidamente as características genéticas desejáveis. Por isso, é inquestionável que o sêmen – quando bem coletado e conservado – só tem a agregar.
Complementarmente, através de análises é possível combinar fatores específicos a fim de melhorar significativamente o desempenho dos animais ao longo do tempo.
Portanto, trata-se de um produto que não precisa de muito para se autopromover no meio, ou seja, a venda de sêmen de um negócio de ótima aceitação e fácil comercialização.
2. Melhor aproveitamento total do reprodutor
De fato, cada ejaculado de um touro pode render de 500 a 1000 doses de sêmen. Claro, a partir de avaliações que vão determinar a viabilidade e a qualidade desses espermatozoides.
Se considerar o fato de que a monta natural acaba gerando um desperdício enorme de espermatozoides, comercializar esse material possibilita aproveitar todo o volume produzido pelo touro, transformando a matéria-prima em potenciais reproduções de qualidade para diversos outros pecuaristas e rebanhos.
Como ocorre a produção e comercialização de sêmen?
Os espermatozoides são muito sensíveis, inclusive com relação a exposição que sofrem com o manuseio para a venda de sêmen. Por isso, muitos fatores devem ser considerados no momento da coleta, o que inclui a luminosidade, a temperatura e o manejo de produtos químicos.
O processo de comercialização tem início já na escolha dos touros. Por meio de análises genéticas e provas produtivas ao longo da vida. Além de considerar o grau sanguíneo e características herdáveis que cada indivíduo tem, respeite também o potencial racial e os aprumos físicos, que devem ser bem definidos.
A partir disso, os reprodutores escolhidos já recebem tratamento especial para melhorar a qualidade do sêmen, que vai envolver trato nutricional adequado e específico, respeito aos instintos e temperamento de cada animal, possibilitando distanciamento mínimo entre os touros e acesso a sombra e água de qualidade.
A média espermática é de 400 doses por ejaculação, e pode ser utilizado fresco, resfriado (viável ainda por 4 a 9 dias) ou congelado em meio de conservação de nitrogênio líquido.
O depósito de sêmen no aparelho reprodutivo da fêmea deve propiciar a fecundação e a reprodução, por isso, é preciso utilizar métodos aprimorados e muita precisão, desde o descongelamento e manuseio do sêmen, até a inseminação propriamente dita. Assim, é imprescindível que o trabalho seja feito apenas por especialistas.
Quais são as perspectivas para o mercado de venda de sêmen?
A demanda por produtos e subprodutos de origem bovina sempre foi muito alta, o que faz com que os pecuaristas estejam sempre atentos a formas mais seguras, precisas e produtivas de reproduzir seus animais.
Sendo assim, a inseminação artificial, acompanhada da comercialização do sêmen, serve justamente para mitigar problemas que causam a baixa fertilidade e a transmissão de doenças entre os animais.
Dentro desse mercado, é possível prever que a busca pelo insumo seja cada vez mais alta. Além disso, quanto mais qualificado for o material, mais valorizado ele será para os produtores. Em outras palavras, quem estiver disposto a aprimorar e ofertar um sêmen de qualidade, certamente terá oportunidade para comercializar amplamente seu produto.
Confira, no vídeo abaixo, as expectativas do mercado de venda de sêmen no ano de 2022:
Veja também: Manejo reprodutivo do gado leiteiro: 3 dicas especiais!
Quem pode entrar na venda de sêmen e perpetuar o negócio?
Mesmo com a pandemia, o cenário para quem comercializa sêmen é otimista. A produção leiteira e de gado de corte só aumenta. Por isso, a demanda por sêmen só cresce, especialmente por aqueles pecuaristas que querem aprimorar seus rebanhos.
Para quem pensa em vender o produto, as oportunidades são diversas, e o mercado é bastante atrativo. O mercado de venda de sêmen deve priorizar, sobretudo, o bem-estar animal. Por isso, é importante que o produtor já tenha experiência com o agronegócio.
Além disso, para quem não tem muita intimidade com a atividade, é possível comprar os touros e mantê-los em centrais de inseminação. Dessa forma, você recebe, todos os meses, uma porcentagem pelos lucros na venda do sêmen desses animais. Em geral, isso costuma render de 15 a 20% da dose vendida.
Para quem quer investir nesse mercado e garantir o bem-estar animal, vale saber que muitos produtores trabalham inclusive com a exportação de sêmen. É claro que, para isso, é preciso ter toda a infraestrutura para qualificar o material e aprimorar os traços genéticos ao longo do tempo, oferecendo um produto atrativo e diferenciado.
Agora que você já descobriu que a venda de sêmen é lucrativa e que contribui para o bem-estar animal, que tal continuar aprendendo? Acesse nosso artigo sobre as particularidades do manejo reprodutivo em gado zebu. Boa leitura!