Silagem como opção de suplemento volumoso

Silagem como opção de suplemento volumoso

Você deve saber que a nutrição ideal dos seus animais está diretamente ligada à capacidade produtiva – que é expressa em carne ou leite. Também sabe que fatores externos – como a estiagem – implicam diretamente na oferta de forrageira de qualidade. Daí, surge a necessidade de um plano alimentar bem definido, com a utilização de alternativas, como a silagem.

Dessa maneira, o planejamento não é somente questão de escolha, mas sim, uma questão de viabilidade econômica e produtiva. Afinal, a silagem não passa de uma forma de armazenamento, seja da pastagem ou de outras forrageiras, e vai preservar a umidade e a capacidade nutricional das culturas.

Considerando esse contexto, será que a silagem é mesmo a melhor opção de oferta de volumoso? Para ser considerada a melhor opção, do que ela precisa?

Espero te fazer compreender a importância do projeto alimentar, associado ao cultivo da melhor cultura, visando a produtividade do seu negócio. Leia e saiba mais!

Cuidados no planejamento alimentar

É fato que o Brasil é um território de alta sazonalidade, o que impacta diretamente na oferta de volumoso, já que a disponibilidade tende a ser reduzida em épocas marcadas. Portanto, utilizar o armazenamento das forrageiras, inclusive na forma de silagem, traz benefícios nutricionais que refletem diretamente na produtividade e lucro.

Tanto o milho como o sorgo são culturas de fácil cultivo, e o processo de ensilagem para ambos – que é muito similar – pode ser considerado simples. No mesmo sentido, o valor nutricional de ambos é aproximado, e a capacidade de nutrir animais com alto potencial produtivo é mais expressiva com essas forrageiras, se comparadas com as demais silagens.

Forrageira em ponto ótimo para silagem
O volumoso em forma de silagem pode ser ofertado ao longo do ano todo, inclusive para os animais em confinamento.

Para prover alimento ao rebanho sem estourar o orçamento é essencial que se tenha um programa alimentar.

Nesse sentido, o ponto de colheita da lavoura é fator determinante para a qualidade de sua silagem, e vai ocorrer entre 90 e 110 dias após o plantio. Acrescente a esse tempo cerca de 30 dias para a fermentação da forragem, para que fique no ponto ideal de consumo. Temos então, um prazo de cerca de 140 dias desde o plantio da semente até a disponibilidade da silagem no cocho, seja para a cultura milho ou sorgo. Ademais, é vital impedir a entrada de ar ou de água no silo, pois inviabiliza a fermentação ideal.

Se tudo for bem pensado e bem executado, você terá alimento de qualidade armazenado no silo por anos.

Leia também: Ultrablack: conheça a raça que já ganhou seu espaço.

Considerações importantes para uma boa silagem

Com elevado potencial produtivo, ou seja, bom rendimento de massa verde por hectare, as culturas do milho e sorgo têm crescido muito no Brasil nos últimos anos, inclusive para o uso bem direcionado no processo de ensilagem, disponibilizando, assim, alta concentração energética, além de despertar elevado interesse palatável por parte dos animais.

Sendo assim, levar em conta o potencial produtivo, o valor nutricional, bem como os processos de produção, conservação e distribuição aos animais, são aspectos importantes na escolha para a melhor cultura a ser ensilada. Entre o milho e o sorgo, temos as principais diferenças:

  • Em regiões de poucas chuvas, ou de ocorrência de veranicos, o sorgo é mais resistente;
  • Menor teor de fibra e grãos de menor digestibilidade para o sorgo;
  • O milho tem alta digestibilidade e maior teor energético.

Além de considerar qual a melhor cultura para sua região, leve em conta o tamanho da sua área de plantio. Em áreas muito extensas, o ideal será partir de um planejamento e iniciar o plantio por partes, assim, a colheita e a ensilagem também vai ocorrer em partes, potencializando os resultados. Depois da colheita, aconselha-se compactação e fechamento do silo em no máximo 24 horas.

Colheita de sorgo e transporte para ensilagem
O processo de cultivo e colheita – tanto do milho quanto do sorgo – serão similares, assim como o ensilamento.

Depois da silagem pronta, passados os 30 dias, o produtor deve fazer retiradas mínimas de 15 cm, diariamente, e ofertar 2 vezes ao dia, tendo o cuidado de limpar as sobras no cocho, a fim de evitar contaminações.

Ademais, recomenda-se nunca guardar silagem de um dia para o outro para oferecer aos animais. Depois de cada retirada, fechar bem o silo para manutenção da fermentação ideal.

A silagem como melhor opção na oferta de volumoso

Uma vez contextualizada a questão do plano alimentar e de como a oferta de volumoso é vital, destacamos o processo de ensilagem sobreposto ao processo de fenação. Ambos visam preservar a qualidade nutricional das forrageiras e oferecem opção aos períodos de baixa disponibilidade de alimento volumoso.

Tendo isso em vista, é interessante destacar a diferença específica existente em cada processo, ou seja:

  • Silagem: é o processo que visa preservar a qualidade nutricional a partir da umidade e fermentação ideais, uma vez que seja respeitado o ponto de colheita correto da cultura, assim como a porcentagem de açúcares. Ademais, o destaque deve ficar por conta da picagem correta das partículas, bem como a compactação e vedação do silo;
  • Fenação: consiste em desidratar a forrageira, cessando o metabolismo da planta através da redução da umidade, preservando sua qualidade nutricional, que fará diferença no metabolismo animal. Disponibiliza fibra de qualidade.

Tendo em mente todo o processo necessário para dispor de silagem na propriedade (preparo de solo, plantio, colheita, picagem, compactação com uso de máquinas ou de mão de obra especializada), todo o custo envolvido, e sabendo que a disponibilidade de fibras e o valor energético das silagens é maior, seu uso como opção de oferta de volumoso direto no cocho, será voltado especialmente para as dietas de recria e terminação em bovinos de corte, assim como para as fases de produção e pré-parto nas vacas de leite.

Silagem na oferta no cocho para vacas
Vacas com mais ou menos 500 kg – 20l de leite/dia, estima-se cerca de 30 kg de silagem + concentrado ao dia.

Veja também: Verminose: 4 dicas para identificação e prevenção.

O que levar em conta primeiro?

Portanto, leve em conta a fase produtiva que seus animais estão, já que as necessidades nutricionais podem variar consideravelmente, assim como a melhor época do ano a ser feito o plantio de sua forrageira, para que a disponibilidade esteja dentro do esperado em termos de plano alimentar e considerando ainda o pasto disponível.

Se vai optar por milho ou sorgo, considere que em comparação com a silagem de milho, a de sorgo forrageiro tem menor custo. Isso porque essa planta produz uma quantidade de massa maior e suporta bem as condições climáticas mais adversas. Além disso, você pode plantar em qualquer período do ano, já que ela resiste bem às épocas de pouca chuva. Outro ponto importante é que o sorgo, após o corte, vai liberar logo o rebrote, que também pode ser opção de pastejo aos animais, a partir do tamanho ideal.

Altura ideal de sorgo para pastejo
Cuidado: sorgo recém rebrotado, com até 20 cm, tem maior concentração de ácido cianídrico, o que pode causar intoxicação nos ruminantes.

Por outro lado, atualmente as variedades híbridas de milho permitem uma silagem com maior número de grãos, uma proporção na composição que garante maior aporte energético, o que reflete diretamente na necessidade de equilibrar a oferta de concentrado, que pode ser diminuído em quantidade, o que também vai impactar no seu bolso.

Sabendo de tudo isso, e dentro das necessidades e particularidades específicas de sua propriedade e produção, fica mais simples elaborar seu planejamento produtivo associado com o plano alimentar, optar por uma cultura forrageira mais apropriada e que caiba em seus recursos. Considere também o apoio de um técnico especializado, para te guiar e apoiar na tomada de decisões.

De qualquer forma, reservar forrageira excedente é uma estratégia econômica, e só traz lucro real se estiver programada e bem norteada.

Veja no vídeo abaixo os benefícios do uso da silagem na nutrição do rebanho:

Fonte: Casa do produtor rural – ESALQ/USP.

Gostou desse artigo? Aproveite e acesse também o nosso artigo sobre reprodução do gado. Boa leitura!

Related Post

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *