Leilão Terra Verde terá embriões, touros e novilhas prenhas

Leilão Terra Verde terá embriões, touros e novilhas prenhas

Com realização e transmissão do MF Leilões, evento será nessa terça-feira, dia 26, com destaque para a genética da raça Brahman da fazenda Terra Verde

Considerado um dos criatórios mais importantes do país em virtude da qualidade do melhoramento genético desenvolvido há 20 anos, a fazenda Terra Verde realizará nesta terça-feira, dia 26 de abril, o 15º Leilão Terra Verde edição Red Brahman. O evento será mais uma vez realizado pelo MF Leilões e a transmissão será a partir das 20h.

Neste leilão estão previstos 26 lotes, dos quais três serão de pacotes com 10 embriões, além de lotes de fêmeas (novilhas com prenhez positiva), machos reprodutores e também lotes de criadores convidados. Todos com registro definitivo (Registro Genealógico Definitivo – RGD) e participantes do Programa de Melhoramento Genético das raças Zebuínas (PMGZ), sendo filhos de animais importados, com genética americana – um fato considerado raro no Brasil.

De acordo com o veterinário da fazenda Terra Verde, Guilherme Bendilatti, entre os lotes de embriões da raça Brahman, o destaque vai para o lote 01: acasalamento da fêmea MS Terra Verde 1483 com o touro Srs Mr. Troubador 933. Trata-se de um touro importado que somente a fazenda tem autorização para utilizar o seu sêmen.

Fêmea da raça Red Brahman no pasto com bezerro ao lado
Serão disponibilizados 10 embriões frutos do cruzamento entre a fêmea MS Terra Verde 1483 (foto) e o touro importado da raça Brahman, Srs Mr. Troubador.

Melhoramento genético da Fazenda Terra Verde

Localizada na cidade de Marília/SP, a fazenda Terra Verde foi fundada em maio de 1991. Na época, a principal atividade econômica era o cultivo da cana de açúcar, mas aos poucos foi dando espaço à formação de pastagens com o propósito de criar de bovinos de corte, especificamente da raça Nelore.

Após cerca de 10 anos, o proprietário Sérgio Bendilatti decidiu investir no aperfeiçoamento genético. Dava início, assim, à criação de Nelore PO (Puro de Origem), adquirindo material genético de criatórios de destaque no cenário nacional visando a formação do plantel.

Mas, logo Sérgio Bendilatti foi atraído por uma outra raça de bovinos: o Brahman. Aliás, isso ocorreu após estudos zootécnicos realizados em parceria com o Rancho Santa Elena, de Madisonville, no Texas, um conceituado criatório dos Estados Unidos e considerado um dos pilares do Red Brahman no mundo.

Família da fazenda Terra Verde
O proprietário da fazenda Terra Verde, Sérgio Bendilatti e seu filho Guilherme: duas gerações que representam a pecuária brasileira.

Na época (2003), foram importados 12 animais da raça Brahman dos Estados Unidos e duas mil doses de sêmen, sendo até hoje a maior importação da raça feita por um pecuarista brasileiro. Com cerca de dois mil animais (incluindo a raça Nelore), a fazenda Terra Verde tem como foco dos negócios a produção de touros, fêmeas e embriões.

Os equipamentos e os currais – onde são criados os animais das raças Brahman e Nelore – são o que há de mais moderno no mercado. Assim sendo, proporciona automação e praticidade em operações diárias, sejam elas no manejo do gado, tratamento de pastagem, plantio ou silagem.

Fêmea oferecida pela Terra Verde no leião
Outro animal em destaque no leilão é a fêmea MS Terra Verde 1490, filha do touro Designer 2/70 e tem como avô materno Lawford Manso, de excelente conformação e produção muito valorizada.

Conheça a raça Red Brahman

Os animais e embriões que serão ofertados no 15º Leilão Terra Verde edição Red Brahman pertencem a uma raça criada em mais de 70 países. Nesse sentido, trata-se de um bovino que se adaptou bem às mais diversas condições climáticas, desde o frio até as altas temperaturas, sem perder suas características de maturidade sexual e de acabamento de carcaça.

Com origem nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e início do XX (na mesma época em que os primeiros zebuínos chegaram ao Brasil), o Brahman representou uma divisão de águas na pecuária americana.

Então, com essa raça, foi possível ter uma pecuária de corte rentável, usando-a como grupo étnico ou em cruzamentos com as raças europeias especializadas. O Brahman se destaca pela dupla aptidão, ou seja, serve tanto para corte como para produção de leite. Isso sem falar em duas outras importantes características: docilidade e habilidade materna.

Novilha da fazenda Terra Verde
Novilha Miss Terra Verde 1466: filha do touro VL Rojo Wiskey 1/48 e que tem como avô o touro J.D.H. Sir Lawford Manso, considerado o melhor reprodutor da raça Brahman.

A docilidade contribui no melhor manejo do rebanho, uma vez que os animais ficam pouco resistentes à presença do homem e proporcionam uma carne de melhor qualidade. Já no quesito habilidade materna, o bezerro é bem alimentado e cuidado, ganhando, assim, mais peso durante a amamentação e consegue melhor desempenho no pós-desmame.

Parceria com o MF Leilões

Em relação aos leilões, a fazenda Terra Verde é uma parceira antiga do MF Leilões, tanto que no ano passado já havia realizado um evento envolvendo as raças Brahman e Nelore, com excelentes resultados e superando todas as expectativas.

Neste mês de abril, serão dois leilões, um exclusivo para o Red Brahman e um exclusivo para o Nelore, com o intuito de oferecer aos criadores brasileiros animais da melhor genética, contribuindo em muito para o desenvolvimento da pecuária nacional.

Lote extra do leilão Terra Verde
Lote extra do Leilão Terra Verde: MS 1434, uma jovem matriz campeã nacional na ExpoBrahman 2020, deca 1 na avaliação PMGZ e expressa modernidade na seleção genética aos mais exigentes criatórios da raça.

O CEO do grupo MF Leilões, Roberto Lucas, destacou o trabalho realizado pela Fazenda Terra Verde e ao mesmo tempo agradeceu a confiança depositada no trabalho desenvolvido pelo MF Leilões.

Com a plataforma online, os leilões ganham mais agilidade e permitem a participação de um número bem maior de criadores que não precisam estar presencialmente no leilão. Podem dar lances no conforto do escritório ou até mesmo no intervalo de viagens, como já ocorreu outras vezes“, lembrou Roberto.

15º Leilão Terra Verde edição Red Brahman

  • Data: 26/04 (terça-feira);
  • Horário: a partir das 20h (horário de Brasília);
  • Lotes de embriões, touros e novilhas prenhas;
  • Pré-lance: 100 KM de frete free para quem der o pré-lance no lote;

Informações (Equipe MF Leilões):

(14) 99677-7774 (Mário Pita)

(14) 99121-7307 (Caio Tojeiro)

(14) 99883-8536 (Camurça)

(14) 99848-1222 (Fabner)

(14) 99111-2417 (Jonas Caversan)

Related Post

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *