Fazenda Terra Verde traz a elite da raça Nelore em leilão

Fazenda Terra Verde traz a elite da raça Nelore em leilão

Com realização do MF Leilões e transmissão na quinta-feira, dia 28, serão 32 lotes, com novilhas prenhas e genética diferenciada

A raça de gado Nelore, que está há mais de 150 anos no Brasil e hoje é considerada a mais difundida no país, em virtude de sua rusticidade e adaptabilidade na maioria das regiões brasileiras, será destaque no 15º Leilão Terra Verde – Edição Nelore, evento previsto para quinta-feira, 28 de abril, às 20h. É mais uma realização do MF Leilões, que também será responsável pela transmissão online.

De acordo com o veterinário da fazenda Terra Verde, Guilherme Bendilatti, serão ofertados 32 lotes, contendo novilhas prenhas e todas geneticamente diferenciadas. “Todas elas são frutos de inseminação artificial de touros melhoradores que estão nas melhores centrais do Brasil“, informou Guilherme.

Ele destaca ainda que essas novilhas estão com avaliação positiva para habilidade materna, peso para desmame e com genética de qualidade melhoradora, proporcionando animais precoces. “Podem ter certeza que são novilhas que cabem em qualquer plantel do Brasil com objetivo de melhoramento genético“, enfatiza Guilherme Bendilatti.

Novilha Otona outro destaque do Leilão Nelore
O plantel Nelore da fazenda Terra Verde será destaque no MF Leilões. Na foto, a novilha Otona, prenha do touro Bandoleiro MAT, neta do touro Landau da Di Gênio, com parto para setembro deste ano.

Leilão Nelore terá novilhas com superioridade genética

Entre os lotes oferecidos pela fazenda Terra Verde neste leilão de gado Nelore, três deles tem um destaque ainda maior. É porque são novilhas com o Certificado de Superioridade Genética do Programa de Melhoramento Genético realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

De acordo com a ABCZ, este certificado alia a superioridade genética do animal ao seu biótipo, pois além de estar classificado entre os melhores (com avaliações genéticas de sua safra em nível nacional), passa também por uma avaliação visual feita por um profissional do corpo técnico da entidade.

É o caso, por exemplo, da novilha Nelore PO (Puro de Origem) Oloreta Terra Verde 4571. Nascida em dezembro de 2019, é filha do touro Rem USP com a novilha Oleska Terra Verde. Ela foi inseminada com sêmen do touro reprodutor Prince COL, e a previsão do parto é em agosto.

Novilha Nelore destaque no leilão Terra Verde
A novilha Oloreta Terra Verde 4571 é um dos destaques do leilão Nelore da fazenda Terra Verde.

Gado Nelore foi o pioneiro na fazenda Terra Verde

A fazenda Terra Verde, localizada em Marília/SP, foi fundada no dia 27 de maio de 1991. Na época, a principal atividade econômica era o cultivo da cana de açúcar. Mas, logo a prioridade passou a ser a criação de bovinos de corte, com a formação de pastagens.

A raça Nelore foi a pioneira nessa nova atividade que começou em meados do ano 2000, quando o proprietário, Sérgio Bendilatti (formado em Administração de Empresas e hoje também atua como empresário) decidiu investir primordialmente no aperfeiçoamento genético. Começava, assim, a criação de Nelore PO, cujo plantel era formado em parceria com criatórios registrados e com destaque no cenário nacional.

Hoje, são mais de 20 anos de investimentos em genética animal, com o propósito de melhoramento da raça Nelore.

Novilha Olyvia destaque no leilão Nelore
Prenha do reprodutor Dodge Mat, a novilha Olyvia Terra Verde 4434 tem previsão de parto para agosto. É mais um destaque do melhoramento genético no leilão Nelore da Fazenda Terra Verde.

Melhoramento genético

Sempre estamos trabalhando visando o melhoramento da raças, pesquisando novos touros no mercado, com boa avaliação genômica, que já está sendo feita pelo Nelore. Utilizamos sêmen de reprodutores de centrais que também possuem essa avaliação genômica. Além disso, utilizamos touros que estão sempre nos primeiros lugares dos sumários e também realizamos o acasalamento dirigido aqui na fazenda. O trabalho não para“, explicou Guilherme Bendilatti. Ele é formado em Medicina Veterinária e hoje é responsável pela administração da fazenda Terra Verde.

Portanto, o leilão de gado Nelore, promovido pela fazenda Terra Verde, deve atrair novamente pecuaristas de todo o Brasil em virtude da qualidade das novilhas que são oferecidas. Aliás, só lembrando que o pré-lance (um dos diferenciais do MF Leilões) já está no ar. Assim, quem se inscrever e tiver o lance contemplado, terá 100 km de frete grátis.

15º Leilão Terra Verde edição Nelore

  • Data: 28/04 (quinta-feira);
  • Horário: a partir das 20h (horário de Brasília);
  • Lotes de novilhas todas prenhas;
  • Pré-lance: 100 KM de frete free para quem der o pré-lance no lote.

Informações (Equipe MF Leilões):

(14) 99677-7774 (Mário Pita)

(14) 99121-7307 (Caio Tojeiro)

(14) 99883-8536 (Camurça)

(14) 99848-1222 (Fabner)

Related Post

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *