É possível obter lucros na pecuária brasileira? Com certeza! Aqui, além da atividade ser muito importante e contribuir com o título de país do agronegócio, é uma oportunidade de realizar ótimos negócios e obter lucro direto.
No entanto, o mercado de commodities afeta completamente essa negociação, por isso, é importante se atentar aos fatores que influenciam o setor. Além disso, conhecer todas as possibilidades de comercialização e entender como se dá o processo de valorização do produto são diferenciais importantes.
Olhos voltados para obtenção de lucros maiores geram um efeito em escala, uma vez que os primeiros passos que estão sob o controle do produtor focam em uma gestão eficiente. Existem práticas que vão colaborar com você, pecuarista, desde simples mudanças no manejo do gado até melhor entendimento da economia e valores de mercado.
Sendo assim, preparamos este artigo para você descobrir como lucrar mais com a pecuária. Confira!
Bovinos são considerados commodities?
Entender o que é commodity é fundamental, ainda mais se o objetivo for obter mais lucros na pecuária.
O mercado de commodities movimenta grande parte das atividades que envolvem o agro e isso está totalmente relacionado com os produtos ou matérias-primas. Entenda melhor essa questão, especialmente com relação à carne bovina:
Considerando que nosso país é detentor do maior rebanho de bovinos, e que isso representa cerca de 14% de toda carne bovina consumida no mundo, presume-se que exista alta aceitação desse item e que os pecuaristas daqui se dedicam em garantir um produto de alta qualidade, inclusive a fim de que haja segurança no consumo desse alimento.
Podemos ressaltar ainda o fato de que cortes diferenciados de carne, especialmente de algumas raças, trazem benefícios comerciais com alto valor agregado.
1. Atenção às oportunidades de lucros!
O valor da arroba do boi é o que norteia as decisões comerciais dos pecuaristas, sendo o fator que dita as possibilidades de lucros na pecuária.
Expectativas quanto ao valor da arroba ao vender seus animais são muito corriqueiras, porém, tratando-se de uma commodity, o produtor não tem controle sobre o valor da arroba.
Por outro lado, é possível o uso do mercado futuro. Existem plataformas onde é possível, através de contrato, definir o valor de venda dos seus animais em um período futuro.
Com toda certeza, essa é uma forma de obter lucro, dentro de um contexto de previsibilidade. Por outro lado, é muito mais importante que você tenha pleno conhecimento dos seus custos de produção e participação de cada custo no valor total, do que se amparar em prever o maior ou menor valor de venda da arroba.
Leia também: Venda de sêmen: conheça mais sobre esse mercado.
2. Negociar é bom, mas saber vender é melhor
Buscar pelas melhores oportunidades de negócio é fundamental, mas ficar extremamente receoso e segurar seus animais no pasto em busca de melhores negócios pode não ser a transação mais segura e acertada.
Saiba que os frigoríficos estão tão antenados quanto os pecuaristas. Tenha atenção ao fato de que, tendenciosamente, podem haver pausas planejadas, especialmente nas épocas de maior oferta. Sendo assim, a pressão do mercado para a venda rápida é tão intensa que pode acabar prejudicando o fechamento das negociações e a sua obtenção de lucros mais altos.
O recomendado, com certeza, é ter a gestão do seu rebanho em dia. Para isso, apartar seus animais em lotes é uma opção inteligente, pois além de facilitar o investimento de recursos, também proporciona maior clareza quanto aos custos e onde seu dinheiro tem sido mais investido.
Mas, como esse gerenciamento agrega valor na hora da venda?
Como há oscilação no mercado, é importante determinar os custos envolvidos nos seus lotes, pois assim, sua venda é consciente. Além do que, vender lotes a um bom preço é muito mais fácil que vender um rebanho inteiro.
3. Conheça o potencial de lucros de sua criação
Outra dica é saber exatamente quem procurar quando alcançar a produção estimada. Isso torna o seu processo de negociação mais direto e prático.
No mesmo sentido, é sempre bom dominar algumas técnicas de venda, pois elas tornam a sua capacidade de negociação mais poderosa, com possibilidade de atingir lucros maiores. Além desses pontos, é sempre bom construir uma boa rede de contatos, aumentando o seu alcance de atuação.
Para isso, frequente leilões, feiras, e esteja sempre em contato com outros produtores. Esses contatos podem ser excelentes para quem pretende aumentar a sua capacidade de atuação dentro do mercado.
Ainda é bom aproveitar a mobilidade dos preços para se organizar melhor. Com a baixa no valor da arroba, recomenda-se adquirir animais de boa genética, assim, quando houver nova valorização, você atinge o nicho de commodities com maior valor agregado.
Veja também: Leilão de gado: uma ótima opção de negócio para você.
4. Invista em soluções a longo prazo
É muito importante investir em soluções a longo prazo para o seu negócio, pois isso vai garantir mais economia e, consequentemente, maior lucro. Sabemos que colocar esse plano em prática pode ser desafiador, porém é necessário em muitos casos.
Além disso, automatizar processos burocráticos pode deixar as finanças do local mais claras, ajudando em um maior controle. Esse ponto, por mais que não pareça tão significativo, é uma mudança que pode fazer toda a diferença no futuro.
Do mesmo modo, aproveite a alta de preço da arroba para investir em benfeitorias para seus animais, investimento no plano alimentar e na compra de insumos, já que o seu poder de compra é maior nesses casos.
5. Diversifique suas opções de lucros
Por fim, entre as dicas, é interessante destacar também a possibilidade de realizar atividades em sinergia com a pecuária.
Opções sustentáveis, como a integração lavoura-pecuária, são importantes para garantir possibilidades de maiores lucros.
Considere também os subprodutos oriundos da sua cadeia produtiva. Nesse caso, aproveitamento do couro, do chifre e outros, podem agregar valor à criação, já que o esforço produtivo nesse caso é mínimo.
Por isso, antes mesmo de comprar o animal, já é preciso planejar a produção e, nesse sentido, definir bem qual será o seu objetivo, inclusive em termos de definição de valores.
Conhecer canais de venda também ajuda muito nesse sentido, afinal, eles tornam todo o trabalho de negociação muito mais simples. E se você tem interesse em conhecer a melhor leiloeira para pecuaristas do Brasil, não deixe de acessar o nosso site e começar a negociar de maneira muito mais prática!
E então, gostou desse artigo? Aproveite e acesse também nosso post onde abordamos como selecionar seus animais para participação em leilão. Boa leitura!