O Paint Horse é uma das raças de cavalos mais cativantes e exuberantes que existem. Mas, a beleza desses animais, pelas suas cores diferenciadas, é apenas um detalhe em meio a diversas características positivas que eles possuem.
Entre elas, podemos acrescentar que são inteligentes, possuem um porte musculoso e são bastante versáteis. Sua criação vem crescendo por todo o mundo, inclusive no Brasil, tornando o Paint Horse o responsável por atrair muitas pessoas ao universo da criação de equinos.
Neste artigo, vamos apresentar as principais características e informações sobre a raça de cavalos Paint Horse, considerada incrível e diferenciada. Ficou interessado? Então, acompanhe cada linha com a gente!
A história dos cavalos da raça Paint Horse
O Paint Horse é um cavalo derivado do cruzamento entre Quarto de Milha e o selvagem Mustang, ambos de origem norte-americana.
Eles existem a mais tempo do que se possa imaginar. De acordo com o Horse Racing Sense, entidade responsável pela catalogação de diversas raças nos Estados Unidos, os primeiros registros desses cavalos são datados do século V d.C.
No entanto, a menção mais recente da origem dos animais dessa raça foi encontrada no diário do famoso explorador espanhol Hernán Cortés, no ano de 1519. Segundo Cortés, esses cavalos eram chamados de “Paint”, e viajavam junto aos conquistadores ao “Novo Mundo”.
Dessa maneira, também não levou muito tempo até que as tribos nativas americanas se apaixonassem por essa bela raça de cavalos. Mas, o que chamava a atenção não era somente as suas cores e sim a calma e a estrutura extremamente atlética desses animais.
Por esse motivo, um garanhão Paint Horse era frequentemente escolhido como o cavalo oficial dos líderes guerreiros das tribos, principalmente pelos comanches.
Hoje, é uma das raças de cavalo mais valorizadas e comercializadas nos Estados Unidos, onde é a primeira em preço e a terceira em criatório.
No Brasil, onde chegou na década de 1990, se tornou uma espécie de campeão de importações, tornando-se bem popular em nosso país. A estimativa é de que existam cerca de 30 mil animais registrados, entre mais de cinco mil criadores.
Leia também: Leilão de gado leiteiro: como fazer uma boa compra?
Características dos cavalos Paint Horse
A principal característica dos cavalos Paint Horse é, certamente, sua combinação de manchas escuras e claras. Tanto que na tradução para o português significa “cavalo pintado“. Mas, iremos tratar desse detalhe a seguir. Agora, vamos destacar as demais características desses animais.
Essa raça também se destaca pelo seu grande senso de equilíbrio, sendo, no final das contas, um dos equinos mais disciplinados que existem. São cavalos considerados versáteis, realizando diversas atividades na fazenda, isto é, fazem parte da rotina no campo.
Esses animais apresentam altura entre 1,50 m e 1,60 m, enquanto seu peso varia entre 430 e 540 quilos, considerado um pouco mais pesado do que outras raças de cavalos. O tempo de vida gira em torno dos 30 anos.
As orelhas dos cavalos Paint Horse estão sempre alertas ao menor barulho e seu pescoço também chama atenção, sendo grosso e frondoso. Ao mesmo tempo, seu traseiro é maciço, colocando os centros de gravidade em lugares estratégicos, o que possibilita um equilíbrio invejável.
Embora sejam empregados em diversas atividades, como citamos acima, é normal participarem de competições, dadas suas características de força, agilidade e inteligência, o que permite que o treinamento seja realizado com facilidade. É o caso, por exemplo, da modalidade três tambores.
No vídeo abaixo, veja as principais características dos cavalos da raça Paint Horse:
A coloração dos cavalos Paint Horse
Ademais, as cores variadas tornam única essa raça de cavalos. Elas estão presentes em sua pelagem graças ao cruzamento com a raça Quarto de Milha. Além da cor, tal cruzamento se tornou responsável, inclusive, por conceder à esses animais o corpo musculoso e o peito largo.
A primeira vista pode parecer que os cavalos Paint Horse possuem duas cores: branco e marrom (ou preto). Mas, na verdade é que as manchas brancas são sobrepostas na cor da pelagem de base.
O motivo para isso está, puramente, na genética. Tal raça carrega dois genes separados, responsáveis por sua pelagem colorida: um exclusivo para as manchas brancas e outro exclusivo à cor de base.
O interessante, ainda no que diz respeito as cores, é que não existem cavalos Paint Horse exatamente iguais nessa característica, tornando-os ainda mais fascinantes.
Padrões de cores desses cavalos
No geral, existem três padrões de cores da raça com o fim de diferenciá-los:
- Tobiano: conhecidos como “Toby”, esses cavalos costumam apresentar pernas brancas com manchas bastante definidas. A crina e a cauda são, muitas vezes, de duas cores distintas;
- Overo: as manchas se concentram principalmente nas pernas, com tonalidades brancas em suas laterais. Esses cavalos, geralmente, também apresentam cor nas costas, além de heterocromia, ou seja, um olho de cada cor (sendo um deles azul);
- Tovero: é uma combinação entre as características dos tobianos e dos overos.
Como cuidar dos cavalos Paint Horse
Conforme citamos acima, os cavalos Paint Horse são diferenciados pela exuberância e únicos em relação às suas cores. Logo, se está procurando um animal exclusivo, certamente encontrou a raça certa.
Mas, lembre-se que esses animais, como todos de maneira em geral, precisam de cuidados especiais para se desenvolverem e terem qualidade de vida. Isso significa que precisa ter espaço adequado, cuidado veterinário constante, manutenção no espaço de vivência e muito treinamento.
Confira algumas dicas bastante eficientes:
- Certifique-se de conceder bastante espaço ao animal, tanto para correr livremente quanto para interagir com outros animais e pessoas;
- Ofereça ao seu cavalo um suprimento constante de água fresca, comida e muito feno;
- Garanta que os cascos do cavalo estejam sempre bem secos e livres de qualquer tipo de detrito;
- Realize consultas frequentes com um veterinário especialista em equinos, para garantir que a saúde do animal está em dia;
- Escove seu cavalo com frequência. Esse ato, além de melhorar e aprofundar o vínculo entre animal e humano, mantêm os pelos livres de nós e emaranhados;
- Outro ponto que melhora o vínculo com o animal e ensina hábitos positivos para o mesmo, é montar e treinar o animal constantemente.
E então, gostou de conhecer mais sobre essa raça de cavalos? Aproveite e acesse também o nosso post com 5 pontos para garantir a qualidade de vida dos cordeiros. Boa leitura!