Fazenda Pilar é destaque na raça Sindi e fará 2º leilão

Fazenda Pilar é destaque na raça Sindi e fará 2º leilão

Evento será no sábado (dia 6), a partir das 14h, com organização e transmissão do MF Leilões. Animais se destacam pela prolificidade e rusticidade

Os criadores interessados em ampliar o seu plantel ou iniciar na criação de bovinos da raça Sindi, a mais explorada no Nordeste brasileiro e que se adaptou bem por todo o país, terão oportunidade de conhecer a qualidade dos animais criados na Fazenda Pilar, o principal criatório dessa raça do estado do Ceará.

Isso será possível através do 2º Leilão Sindi Pilar, que será realizado no sábado, dia 6, a partir das 14h, com organização e transmissão do MF Leilões. Serão ofertados 39 lotes, a maior parte de fêmeas PO (Puro de Origem), com grande produtividade leiteira, embora essa raça seja de dupla aptidão.

Fêmea Aurora, um dos destaques do leilão
Entre os animais oferecidos no leilão, a jovem fêmea Aurora Sindi Pilar (lote 16) com um pacote completo de genética e segue prenha.

O pré-lance já está no ar e vai oferecer vantagens aos criadores, como um desconto de R$ 1.000,00, exclusivamente aos fretes realizados pela fazenda e pela equipe MF Leilões. Isso sem falar em um desconto especial de 15% nos pagamentos à vista. Confira mais detalhes no final do post.

Será uma excelente oportunidade de investimento, com exemplares que se destacam pela prolificidade (fecundidade) e também rusticidade, já que todos são criados a pasto e com uma produtividade leiteira que é destaque.

Aliás, a Fazenda Pilar, a primeira a ser registrada no estado do Ceará, procura agregar todos os criadores de gado Sindi do estado, com objetivo de dar apoio técnico e incentivar a criação dessa raça no Ceará.

Fazenda Pilar: tradição de 315 anos na criação de animais

Quem mora ou conhece bem as características do Ceará, no Nordeste brasileiro, sabe o que representa e a importância da Fazenda Pilar na história e no desenvolvimento daquele estado. Ela foi a primeira propriedade rural registrada (em novembro de 1706) e responsável pela fundação do município de Icó, no centro sul cearense e em pleno Vale do Rio Salgado.

São 315 anos de história, iniciados pelo fundador, Francisco de Monte Silva, tendo como herdeiro Alcimario Caetano da Costa, que reside atualmente em Paragominas. Hoje, a propriedade está na quarta geração, através da liderança de Virton Monteiro Costa.

Com cerca de 2 mil hectares, a Fazenda Pilar é especializada na seleção de bovinos da raça Sindi, de ovinos (raças Cariri Paraibano, Barriga Negra, Morada Nova, Somalis Brasileiro e Santa Inês) bem como de caprinos (Moxotó e Anglo Nubiano).

Estudantes são recebidos na fazenda Pilar
Estudantes da Escola Técnica de Icó são recebidos na Fazenda Pilar: ampliando os conhecimentos.

A propriedade rural é considerada até hoje importante no desenvolvimento de Icó. Tanto que constantemente recebe a visita de estudantes de cursos de Agronegócio e também de Medicina Veterinária, que buscam o conhecimento prático do projeto desenvolvido pela Fazenda Pilar.

Criação da raça Sindi na Fazenda Pilar

A seleção de bovinos da raça Sindi na Fazenda Pilar começou há oito anos, numa parceria entre os sócios Virton Monteiro Costa e Diego Pereira, que são cunhados – Diego é casado com Rhanna Monteiro Costa, irmã de Virton – e contando com a consultoria e acompanhamento de Arthur Targino, um dos maiores especialistas brasileiros nessa espécie.

Na Fazenda estão 300 animais PO (Puro de Origem), além de outras mil receptoras, que estão localizadas no município de Paragominas (Pará), por meio de uma criteriosa seleção de embriões.

Na Fazenda, a criação desses bovinos é realizada por meio de um acompanhamento bastante rigoroso em termos de funcionalidade e pecuária de precisão. Tanto que, embora todos os animais sejam criados a pasto, possuem uma grande produção leiteira, gerando bezerros acima de 60% do peso médio das mães.

Melhoramento genético na fazenda Pilar
Melhoramento genético é um dos destaques na criação da raça Sindi na Fazenda Pilar.

Conheça a raça Sindi

Originária da região chamada de Kohistan, na parte norte da província de Sindi (atual Paquistão), essa raça de bovinos começou a ser criada efetivamente no Brasil a partir de 1930, por meio de algumas importações.

Hoje, o Sindi é a raça mais explorada no Nordeste brasileiro, região que corresponde a 77% da criação no país. O cruzamento desta raça faz com que o potencial do gado Sindi se torne ainda mais expressivo.

Considerada rústica, essa raça consegue converter as pastagens mais grosseiras em carne e leite, como um zebuíno bastante precoce. As vacas dessa raça podem ser criadas como zebu leiteira, com resultados que variam de acordo com a seleção e conforme a região.

Qualidades da raça Sindi
A raça Sindi se adaptou muito bem no Brasil pela sua rusticidade e ao mesmo tempo boa produção de leite e carne.

Fazenda Pilar: qualidade dos animais no leilão

No caso do novo leilão que será realizado pela Fazenda Pilar, o administrador da fazenda, Virton Monteiro Costa, garante que todos os animais ofertados possuem plenas condições de se adaptar às diferentes regiões brasileiras, inclusive climas mais temperados, como no Sul, graças ao trabalho de melhoramento genético que é realizado.

Aliás, a Fazenda é uma parceira antiga do MF Leilões, que também ficou responsável pela organização e transmissão da primeira edição do Leilão Sindi Pilar, que foi um grande sucesso de vendas, com muita procura por parte dos pecuaristas brasileiros.

Entre os animais ofertados neste 2º leilão, destaque, por exemplo, para a fêmea Flicka Fiv Uniube (lote 01). Ela faz parte do primeiro “time” das doadoras. Com excelente estrutura, equilíbrio e produção de leite, é doadora recorde de produção de embriões em uma única coleta na Fazenda Pilar. Possui pico de produção de 20 kg/dia em pastagem com suplementação.

Fêmea Flicka doadora destaque de enbriões
A fêmea Flicka Fiv Uniube é considerada a doadora recorde de produções de embriões da Fazenda Pilar.

Mais animais em destaque

Já no lote 16, conheça a jovem fêmea Aurora Sindi Pilar, filha da vaca Dinamite que, por sua vez, é considerada a melhor filha da grande Tonelada P, ícone da raça, campeã de torneio leiteiro e morfologia na Expozebu. Pacote completo de genética, avaliação positiva e um pedigree irretocável, esse animal segue prenha do touro DUV 9 (Vergalhão D x Lazanha MS).

Além de fêmeas com grande produção de leite, a Fazenda Pilar também terá oferta especial de touros neste 2º leilão. É o caso do jovem touro Baruc (lote 15) que está iniciando sua vida reprodutiva.

DECA 1 no sumário do PMGZ/corte (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), o touro Baruc se destacou no peso à desmama, peso ao ano, peso ao sobreano e em todas as características maternais. Ele é filho do líder do sumário, Hebreu Bompasto, em uma fantástica doadora.

Jovem touro Baruc da fazenda Pilar
Além de fêmeas da raça Sindi, a fazenda Pilar também estará ofertando touros, como o jovem Baruc.

2º Leilão Sindi Pilar:

  • Data: 06 de agosto (sábado);
  • Horário: a partir das 14h (horário de Brasília);
  • Fêmeas e touros da raça Sindi;
  • Formas de pagamento: 36 parcelas simples mensais; Casal mini: 12 parcelas simples mensais; 15% de desconto pagamento à vista;
  • Pré-lance pelo site do MF Leilões até às 13h (horário de Brasília).
  • Desconto na participação do pré lance: R$ 1.000,00 – exclusivamente para fretes realizados pela fazenda Pilar e equipe MF Leilões (consultar regras).

Informações (Equipe MF Leilões):

  • (14) 99848-1222 (Fabner)
  • (14) 99677-7774 (Mário Pita)
  • (14) 99883-8536 (Camurça)
  • (14) 99111-2417 (Jonas Caversan)
  • (15) 99107-7539 (André Assumpção Planejamento & Assessoria).  

Mais informações sobre o leilão da Fazenda Pilar no vídeo:

Related Post

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *