Será uma grande oportunidade para quem pretende iniciar a criação da raça ou ampliar o plantel com os melhores reprodutores e matrizes do país. O 3º Leilão Canchim Mangalba EG & Convidados acontecerá no dia 21, com organização e transmissão pelo MF Leilões
Com características marcantes como precocidade, produtividade e carcaças frigoríficas com carne de alta qualidade, a raça Canchim é destaque no 3º Leilão Canchim Mangalba EG & Convidados (Canchim Ilma e Canchim Canta Galo).
A exemplo dos anos anteriores, o evento será realizado pelo MF Leilões no dia 21 de junho, às 19h30 (horário de Brasília). Serão ofertados cerca de 60 animais, entre reprodutores e matrizes que se destacam nos principais programas de melhoramento genético e provas de avaliação de raça (PCAD) do país.
O leilão tem por objetivo atender aos pecuaristas interessados em iniciar ou ampliar seus plantéis com animais de genética diferenciada e altamente indicada, inclusive àqueles que realizam cruzamento industrial.
O pré-lance, um dos diferenciais do MF Leilões, já está liberado e oferece 5% de desconto ou 100 km de frete gratuito àqueles que derem lances antecipados e arrematarem o lote. O pagamento poderá ser feito em até 30 parcelas (15 duplas mensais).
Qualidades da raça Canchim desenvolvida no Brasil
Os criatórios Canchim Mangalba, Canchim ILMA e Canchim Canta Galo são altamente conhecidos e renomados na criação da raça. Além de tradicionais no segmento, tornaram-se referência nacional graças aos constantes trabalhos voltados ao melhoramento genético.
São exemplo, inclusive, de todo o esforço científico empregado durante décadas para alcançar uma raça que atendesse economicamente o segmento da pecuária de corte.
Tudo começou em 1922, com a importação pelo Ministério da Agricultura de animais da raça Charolesa. A raça foi escolhida para ser a base desse trabalho devido ao grande rendimento de carcaça e por ser a única, dentre as de corte, a apresentar adaptabilidade às condições naturais da região Central do Brasil.
Esses animais foram levados a uma fazenda no município de Urutaí, estado de Goiás. Lá permaneceram até 1936, quando o plantel foi transferido para São Carlos, no interior paulista, onde participaram dos primeiros programas de cruzamento industrial. Esses cruzamentos foram realizados especialmente com animais Indubrasil, Guzerá e Nelore.
Os resultados obtidos seguiram os principais requisitos exigidos pela moderna pecuária de corte: precocidade no ganho de peso, maturidade sexual e no acabamento da carcaça. Com os programas de melhoramento genético cada vez mais avançados, os saltos de qualidade têm sido cada vez maiores, inclusive por meio da seleção dos melhores reprodutores.
O Canchim, por ser uma raça sintética, está agregando o melhor de cada raça formadora, um fator essencial ao seu desenvolvimento.
Raça Canchim será mostrada em leilão por três “gigantes”
Conforme citamos acima, o 3º Leilão Canchim Mangalba EG & Convidados que será realizado no próximo dia 21 pelo MF Leilões, irá reunir três grandes e tradicionais criadores da raça no país.
“São animais da cabeceira da raça, plenamente adaptados e frutos de toda a tecnologia disponível na seleção”, afirma o anfitrião do leilão, Emilio Heindel Soares de Gouvêa, do criatório Canchim Mangalba.
Os criatórios Canchim Mangalba, ILMA e Canta Galo ofertarão animais criteriosamente selecionados, com destaque, inclusive, em programas de melhoramento genético como o Geneplus Embrapa (unidade Gado de Corte) e Promebo (unidade Embrapa Pecuária Sul e ANC).
Conheça um pouco de cada um deles:
Canchim Mangalba
O Canchim Mangalba está localizado na Zona da Mata de Minas Gerais e conta com animais puros de origem e registrados, criados a campo, onde o Canchim demonstra sua rusticidade nas encostas dobradas das montanhas do leste mineiro.
De acordo com Sr. Emílio Gouvêa, o foco da propriedade é a venda de uma genética de ponta do Canchim, com tourinhos e novilhas destinados ao cruzamento industrial e à criação de rebanhos puros da raça. Ele relata que realiza cruzamentos originários, ou seja, Nelore com Charolês, na proporção de 3/8 e 5/8 de sangue, respectivamente.
Nesse sentido, possui também animais da raça francesa e utiliza genética de ponta da raça zebuína por meio de sêmen de touro Nelore Mocho. Aliás, o sêmen dos seus touros são disponibilizados à criadores de todo o Brasil em uma grande Central de Inseminação Artificial.
Nesse 3º Leilão serão ofertados 12 jovens touros Canchim criteriosamente selecionados, dois touros da raça Charolesa e 17 matrizes de alto padrão racial.
Canchim Ilma
Localizado no município de Angatuba/SP, o criatório foi criado na década de 1980 pelo patriarca da família, Irineu Lopes Machado. Inicialmente, realizavam cruzamentos industriais de diferentes raças, mas em pouco tempo identificou que os bezerros Canchim apresentavam alto nível de heterose e rusticidade.
Por isso, logo decidiu investir na raça, comprando as primeiras 50 novilhas. O crescimento foi tamanho que, atualmente, a fazenda possui um rebanho formado por cerca de 3.300 animais, dos quais cerca de 800 são PS, com 400 matrizes e renomados touros.
Mas, a quantidade de animais não era a prioridade, mas sim a qualidade do rebanho Canchim. Então, a partir de 1989, a família passou a participar de julgamentos em pistas e, graças ao trabalho de melhoramento genético, destacaram-se em diversas provas entre 1995 e 2003.
Essa evolução genética levou a família a sediar na fazenda, durante 10 anos, a tradicional Prova Canchim de Avaliação de Desempenho (PCAD), que posteriormente foi transferida para o Instituto de Zootecnia de Sertãozinho. Essa transferência se deu por decisão de Adriano Lopes, filho do Sr. Irineu, após ser eleito presidente da entidade que representa os criadores do Canchim.
No leilão do dia 21 de junho, o criatório estará ofertando 6 touros e 3 lotes com novilhas.
Canchim Canta Galo
O Canchim Canta Galo é outro convidado de peso a participar do 3º Leilão Canchim Mangalba EG & Convidados. Localizado em Itapetininga, no interior paulista, a propriedade iniciou a criação da raça em 1992, e tem investido no melhoramento do plantel desde então.
Atualmente, a Canchim Canta Galo é tradicional criadora focada na venda de touros Canchim voltados ao cruzamento industrial. Com um plantel formado por cerca de 350 animais, a venda anual do criatório é de 50 touros selecionados, sempre voltado ao contínuo melhoramento genético. Esses touros, inclusive, despontam na categoria elite nas provas da raça, com qualidade superior nas avaliações, comprovando a qualidade genética do criatório.
Essa genética diferenciada fez com que o animal Urdado Canta Galo conquistasse o título de campeão nacional da raça em 2010, sendo referência até hoje para as novas gerações. Além disso, o criatório conquistou também prata em duas recentes provas de avaliação de raça (PCAD) da Ilma.
No 3º Leilão Canchim Mangalba EG & Convidados, o Canchim Canta Galo ofertará 10 touros puros, registrados, adaptados e com muita rusticidade em regime de campo, touros selecionados e avaliados e prontos para trabalho de monta natural no pasto, além de 2 lotes com bezerras que seguirão registradas, encostando em ponto de cobertura.
3º Leilão Canchim Mangalba EG & Convidados
- Datas: 21/06 (quarta-feira);
- Horário: a partir das 19h30 (horário de Brasília);
- 41 lotes: reprodutores e matrizes da raça Canchim;
- Pré-lance: 5% de desconto àqueles que oferecerem lances antecipados;
- Forma de pagamento: 30 parcelas (15 duplas mensais).
Informações (Equipe MF Leilões):
- (14) 99677-7774 (Mário Pita)
- (14) 99883-8536 (Marcos Camurça)
- (14) 99855-7776 (Jonas Rocha)
- (14) 99817-7772 (Eduardo Oliveira)
- (14) 99801-7450 (Misael Souza)