Cabanha Kaiowas oferta ovinos de destaque em leilão

Cabanha Kaiowas oferta ovinos de destaque em leilão

Pelo 9º ano consecutivo, evento com as raças Dorper e White Dorper será realizado e transmitido pelo MF Leilões

Os criadores de ovinos de todo o Brasil terão a oportunidade de conhecer e arrematar animais das raças Dorper e White Dorper de destaque da Cabanha Kaiowas, inclusive do chamado “time de pista”, selecionados para competições nacionais. Trata-se do 9º Leilão Kaiowas, que será realizado no próximo dia 12 de setembro, a partir das 20 horas (horário de Brasília).

Como ocorre desde o primeiro evento, mais uma vez a Cabanha Kaiowas está mantendo a parceria com o MF Leilões, responsável pela organização e transmissão do evento. “Nós optamos pelo MF Leilões pelo profissionalismo e pela carteira consolidada e confiável de clientes“, afirmou Marcio Afonso Cordeiro, responsável pela Cabanha ao lado do seu pai, Armando Cordeiro Filho.

No total, serão oferecidos 28 lotes, inclusive cinco reprodutores, sendo que quatro deles que já haviam sido usados na própria Kaiowas, além de fêmeas premiadas e outras prontas para inseminação. “Nosso objetivo é o fortalecimento da criação nacional de ovinos Dorper e White Dorper“, enfatiza Marcio.

Cabanha Kaiowas é destaque paulista e nacional

A criação de ovinos pelo sr. Armando e seu filho Marcio na cidade de Itapetininga/SP começou em 2005, quando eles compraram quatro ovelhas e um reprodutor em um leilão multi-raça em São Paulo. Na época, mais por hobby.

Todavia, logo eles perceberam que os reprodutores da raça Dorper eram muito valorizados. Marcio explica que foi uma espécie de “paixão à primeira vista” porque consideravam uma raça linda e exótica, diferente de todas as outras.

Macho oferecido pela Cabanha Kaiowas
Além de fêmeas, o leilão a Cabanha Kaiowas estará ofertando machos que são destaque nacional. É o caso do Supermag TE 1988, que conquistou o 1° Prêmio na ExpoLondrina 2022.

Dessa maneira, logo decidiram ampliar os investimentos e, ainda no primeiro ano de criação, realizaram uma coleta de embriões e começaram a participar das primeiras pistas. Em 2010 veio o primeiro prêmio de Cabanha do Ano Aspaco (Associação Paulista dos Criadores de Ovinos), considerado ranking paulista da raça Dorper.

Este mesmo prêmio acabou se repetindo mais sete vezes (de 2011 a 2015, em 2017 e 2020). Além disso, em 2014 a Cabanha conquistou o ranking nacional da ABCDorper (Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper).

Hoje, a Cabanha Kaiowas mantém um plantel com 250 animais, além de receptoras, realizando uma tecnologia avançada de produção, como transferência de embriões e FIV (fertilização in vitro).

Conheça as raças Dorper e White Dorper

A raça Dorper foi originalmente criada nas regiões mais áridas da África do Sul, em meados da década de 30, por meio de um cruzamento de carneiros Dorset com ovelhas persas Blackhead.

A primeira exportação desses animais foi para a Austrália, muitas décadas mais tarde, já nos anos 90. No Brasil, a criação começou em 1998, no estado da Paraíba. Mas foi a partir de 2005 que as raças começaram a ser melhoradas geneticamente, justamente no ano em que a Cabanha Kaiowas adquiriu seus primeiros exemplares.

Caçula do leilão cabanha Kaiowas
A Cabanha Kaiowas possui hoje 250 animais. No leilão, destaque para a “caçula” Penny, que vai completar apenas seis meses: mais uma cordeira retirada do time de pista, pronta para a Nacional 2022.

Hoje, essa raça de ovinos está difundida em todo mundo, devido a sua alta capacidade de adaptação e sobrevivência, bem como fertilidadeprecocidade, além de bom ganho de peso e velocidade de terminação. Esses ovinos apresentam forma de barril, com pelos pretos somente na cabeça, e predominantemente branco no corpo todo, além de curtos e opacos.

Por sua vez, os animais da raça White Dorper são mais compridos, têm maior distribuição de gordura pelo corpo e, como o próprio nome já diz, são inteiro brancos. Ambas as raças possuem aptidão para corte, oferecendo uma carne tenra e suculenta.

Qualidade dos ovinos ofertados

Com toda essa qualidade na criação de ovinos das raças Dorper e White Dorper, que está completando 16 anos, a Cabanha Kaiowas decidiu separar muitos animais que são destaque para oferecer neste 9º leilão, inclusive em plenas condições de participarem de exposições nacionais.

Fêmea que vem de família de campeãs
Fêmea Fortuna vem de uma família de campeões nacionais. É outro destaque do 9º Leilão Kaiowas.

É o caso, por exemplo, da fêmea Fortuna TE 2068, irmã materna da campeã nacional do ano passado. “É uma pintura. Profunda em suas costelas, posterior muito volumoso. Extremamente feminina e aprumos corretos. Está pronta para disputa da Nacional 2022“, observa Marcio Afonso Cordeiro.

Como ela, são várias outras fêmeas, borregas e machos (inclusive reprodutores) em plenas condições de disputar a competição nacional deste ano. “Temos certeza que os compradores dos lotes sairão satisfeitos porque fizemos as melhores escolhas“, concluiu Marcio.

9º Leilão Cabanha Kaiowas:

  • Data: 12 de setembro (segunda-feira);
  • Horário: a partir das 20h (horário de Brasília);
  • Fêmeas, borregas e reprodutores das raças Dorper e White Dorper;
  • Formas de pagamento: 24 parcelas (sendo 02 parcelas duplas e 20 simples mensais);
  • Pré-lance pelo site do MF Leilões até as 19h (horário de Brasília);

Informações Equipe MF Leilões:

  • (14) 99848-1222 (Fabner)
  • (14) 99677-7774 (Mário Pita)
  • (14) 99121-7307 (Caio Tojeiro)
  • (14) 99111-2417 (Jonas Caversan)
  • (14) 99883-8536 (Camurça)

André Assumpção (AAPA – Planejamento e Assessoria) – (15) 99107-7539

Related Post

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *