Fazenda Aroeira realiza Leilão Mães e Filhas com oferta de animais das raças Gir e Girolando

Fazenda Aroeira realiza Leilão Mães e Filhas com oferta de animais das raças Gir e Girolando

Eventos serão realizados nos dias 12 e 13 de junho pelo MF Leilões, com oferta de doadoras Gir de alto potencial leiteiro e bezerras Girolando da mais alta genética.

Os criadores das raças Gir e Girolando têm encontro marcado nos dias 12 e 13 de junho no MF Leilões com o Leilão Fazenda Aroeira Mães e Filhas. O evento será realizado em duas etapas, marcando a estreia da parceria entre Fazenda Aroeira e MF Leilões.

No dia 12 (segunda-feira), na primeira etapa do leilão, serão ofertadas 30 doadoras prenhes Gir leiteiro e no dia 13 (terça-feira), segunda etapa, serão 30 bezerras meio sangue FIV, algumas delas inclusive filhas de doadoras do primeiro evento. Os dois leilões terão início às 20h (horário de Brasília).

O pré-lance, um dos diferenciais do MF Leilões, já está liberado e, além do tradicional 100 km de frete grátis àqueles que derem o lance antecipado e arrematarem o lote, haverá fretes gratuitos para algumas rotas (veja no site) e condições especial de frete aos compradores que estiverem em Minas Gerais e Nordeste. O pagamento poderá ser feito em até 30 parcelas (15 duplas mensais).

Dono da Fazenda Aroeira, Arthur Vilaça, com a fêmea Anusha da raça Gir, de coloração amarronzada e clara
Arthur Vilaça com a fêmea Anusha, que deixou um grande legado à pecuária nacional.

Além da excelente qualidade dos animais ofertados, o leilão também será uma homenagem à fêmea Anusha, campeã em diversos torneios leiteiros e uma das mais aclamadas do país. Anusha era a principal matriz da Fazenda Aroeira e morreu no final do mês de maio, deixando um grande legado ao rebanho nacional.

“Você se foi, mas fica o seu legado e daremos continuidade nisso. Seu lugar no piquete vai estar sempre aqui com a Havina e, por isso, fiz questão que descansasse no solo da Aroeira. No lugar que você sempre gostou. Com lágrimas nos olhos, mas com a sensação de dever cumprido, posso dizer: adeus e muito obrigado Anusha. Sentirei muito a sua falta. Um grande abraço desse seu amigo, Arthur”, declarou Arthur Vilaça nas redes sociais, ao fazer essa última homenagem à fêmea Anusha.

Fazenda Aroeira é destaque na pecuária leiteira

Historicamente, o estado de Minas Gerais se destaca como o maior produtor de leite do país, com mais de 27,1% da produção, correspondendo a 9,4 bilhões de litros por ano. Dentre os motivos de se ter uma produção tão expressiva é o constante investimento em seleção genética do rebanho mineiro.

Um exemplo desse trabalho é o que está sendo realizado pela Fazenda Aroeira, localizada no município de Felixlândia, a 200 km da capital Belo Horizonte. Sob a liderança de Arthur Vilaça, em 2012 a propriedade implementou a raça Gir leiteiro, destaque na pecuária brasileira devido ao seu alto potencial de produção leiteira e rusticidade, conforme já constatado em torneios leiteiros nacionais do segmento.

Diante de um trabalho sério e constante com evoluções técnicas e resultados promissores, em 2017 a Fazenda Aroeira recebeu o título de “propriedade revelação” no ranking nacional.

Fêmea Bússola da fazenda Aroeira da raça Gir de coloração clara
Fêmea Gir Bússola FIV de Aroeyra (lote 03) é destaque com a maior produção leiteira de todos os animais ofertados no leilão. Segue prenhe de embrião Gir.

Atualmente o rebanho da fazenda é formado por cerca de 600 animais das raças Gir e Girolando. Arthur Vilaça explica que a Aroeira é um modelo de fazenda compacta, com mais de 100 piquetes (em 100 hectares), sendo 12 hectares com piquetes irrigados em tifton e 10 hectares de milho irrigado.

“A nossa palavra é produtividade: produzir mais com menos. Quando se fala em bovinos, isso se resume a genética. O animal com genética superior produz mais gastando menos, e esse é nosso objetivo aqui na Aroeira“, afirmou.

Evolução genética comprovada

Quanto ao criterioso trabalho de evolução genética, a Aroeira utiliza premiadas doadoras Gir com acasalamento direcionado e touros provados, além do cruzamento do Girolando com touros da raça Holandesa. Todos animais da Fazenda contam com controle leiteiro da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).

Fêmea Gir da Fazenda Aroeira de coloração amarronzada
Outro destaque da raça Gir é a fêmea Barcelona FIV de Aroeyra (lote 18), que segue prenhe de embrião Girolando sexado de fêmea (Miami x Cabocla fzlm 233), com previsão de parto para agosto.

Arthur Vilaça destaca que, além da utilização de biotecnologia reprodutiva FIV, que visa a produção de bezerros com características geneticamente superiores, a Fazenda Aroeira entrou para um seleto grupo de propriedades que estão adotando o que há de mais moderno na pecuária: a clonagem. Atualmente, duas fêmeas da Fazenda já foram submetidas a essa técnica e estão com partos previstos dentro de 100 dias.

Qualidade será apresentada nos Leilões Fazenda Aroeira

O resultado dessas técnicas implementadas e aperfeiçoadas há mais de 10 anos será apresentado nas duas edições do Leilão da Fazenda Aroeira eventos previstos dos dias 12 e 13 de junho. Exemplo disso são as filhas da renomada fêmea Anucha, que serão ofertadas no evento. Uma delas é a Gir Cristina FIV de Aroeyra (Aroy 167) que segue prenhe de embrião Girolando sexado de macho (Caleb x Canela aroy 176), com previsão de parto para julho deste ano.

Com a realização desses leilões, pecuaristas de diferentes regiões brasileiras terão a oportunidade de fazer a reposição do plantel ou mesmo aumentar o rebanho investindo em animais de excelente qualidade genética e proporcionando ganho em qualidade na produção leiteira do país.

Fêmea da raça Gir, filha da renomada Anusha, de coloração amarronzada
Cristina FIV de Aroeyra (lote 05) é uma das filhas da renomada fêmea Anusha, destaque nacional na produção leiteira, e será ofertada no Leilão da Fazenda Aroeira.

O veterinário e Presidente do Grupo MF Rural, Dr. Wilson Lucas, entende a importância e a preocupação dos pecuaristas em buscar constantemente o aprimoramento da qualidade genética do rebanho bovino. Nesse sentido, destacou o trabalho realizado pela Fazenda Aroeira e agradeceu a confiança depositada no trabalho realizado pelo MF Leilões.

“O início desta parceria entre a Fazenda Aroeira e o MF Leilões será muito importante para a pecuária leiteira do país. Através de leilões online, abrimos espaço para que criadores de todo o país possam participar, apresentar lances e arrematar os lotes no conforto de suas casas, escritórios ou fazendas. E, pela qualidade dos animais ofertados e movimentação do pré-lance, temos certeza de que os leilões serão um sucesso”, afirmou Dr. Wilson Lucas.

Leilão Fazenda Aroeira Mães e Filhas

  • Datas: 12 e 13/06 (segunda e terça-feira);
  • Horário: a partir das 20h (horário de Brasília);
  • 54 lotes – doadoras prenhes Gir leiteiro e bezerras 1/2 FIV Girolando (filhas de grandes doadoras);
  • Pré-lance: 100 km de frete free àqueles que oferecerem lances antecipados;
  • Forma de pagamento: 30 parcelas (15 duplas mensais).

Informações (Equipe MF Leilões):

  • (14) 99677-7774 (Mário Pita)
  • (14) 99883-8536 (Marcos Camurça)
  • (14) 99855-7776 (Jonas Rocha)
  • (14) 99817-7772 (Eduardo Oliveira)
  • (14) 99801-7450 (Misael Souza)

Related Post

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *