Em parceria com o MF Leilões, evento vai oferecer 100% de matrizes (a grande maioria novilhas), com o melhor da genética e voltadas à produção de touros
Com uma tradição de 65 anos, a Fazenda da Laçada vai realizar no dia 8 de março (quarta-feira), a partir das 20h (horário de Brasília) o Leilão Virtual Nelore da Laçada. O objetivo é mostrar o melhor da qualidade genética Nelore, a raça mais difundida e lucrativa do Brasil.
O evento terá 100% de fêmeas, a grande maioria novilhas. A proposta é ofertar aos criadores brasileiros animais voltados ao melhoramento genético e à produção de futuros touros, gerando os melhores produtos e, dessa maneira, proporcionar um salto ainda maior na qualidade genética dessa raça no Brasil.
O leilão terá um total de 30 lotes, desde simples, duplo, triplo e com até quatro animais de uma só vez, ou seja, há possibilidade de realizar diferentes tipos de investimentos. O pré-lance, um dos diferenciais do MF Leilões, já está no ar e oferece 100 km de frete free por animal para quem estiver inscrito e arrematar o lote. São 30 parcelas, sendo duplas mensais.
Importância da raça Nelore para a pecuária brasileira
Graças a sua rusticidade e adaptação na maioria das regiões de nosso país, a raça Nelore se tornou a mais difundida e lucrativa no Brasil. Desde a chegada dos primeiros animais a bordo de um navio vindo da Inglaterra em 1868, são em torno de 150 anos de história.
Entre as principais características dessa raça, o Nelore se adaptou muito bem ao clima variado do Brasil (inclusive às altas temperaturas), apresenta resistência a parasitas, rusticidade, fácil manejo e ao mesmo tempo proporciona uma boa produção de carne.
Essas qualidades fizeram com que hoje a raça represente cerca de 80% do rebanho de corte brasileiro. Outra qualidade do Nelore é que possui acentuado grau de fertilidade e crescimento rápido, proporcionando a ampliação do rebanho com maior rapidez e com animais selecionados, graças ao trabalho de melhoramento genético que é realizado por grande parte dos criadores, inclusive pela Fazenda da Laçada, como mostraremos a seguir.
Melhoramento genético na Fazenda da Laçada
Com propriedades nos municípios Quirinópolis (GO) e Pium (TO), a Fazenda da Laçada possui um rebanho de aproximadamente mil cabeças de Nelore. Desde 1958 é realizado um trabalho que visa aprimorar essa raça, sem perder a sua característica inicial.
De acordo com o criador, Beto Guimarães, o objetivo é buscar sempre animais com características específicas, isto é, “mais baixo, mais grosso, com pouca perna, mais adaptado e muito mais musculoso“, afirma.
Segundo ele, o foco é apresentar “um Nelore voltado para a melhoria do rebanho. Neste caso, com foco, em primeiro lugar, na fertilidade, seguido por carcaça e precocidade sexual“.
Necessidades do mercado
Beto Guimarães afirma que o trabalho de melhoramento genético realizado pela Fazenda da Laçada é voltado a oferecer produtos perfeitamente adaptados às necessidade do mercado. Tanto que um dos parâmetros para escolha dos touros de repasse usados na vacada da fazenda vai na “contramão” do que faz a maioria dos criadores: os touros são apartados no pior período de condição corporal (final da seca), com aproximadamente 18 meses de idade.
Sendo assim, os animais de melhor porcentagem de gordura serão os que transmitirão maior fertilidade, observa o criador. Já suas filhas serão mais precoces e, na primeira cria, terão condições de emprenhar novamente, enquanto que os filhos terão maior rendimento de carcaça.
A Fazenda da Laçada também participa de vários programas de melhoramento genético há mais de três décadas, como da Paint, USP e Embrapa Geneplus. Além dos dados genéticos, peso e índices, a propriedade também leva em conta as melhores condições corporais, ganho de peso e circunferência escrotal.
O resultado positivo do programa é comprovado por provas que atestam a importância desse trabalho: animais compactos e musculosos são mais eficientes tanto na fertilidade como também na precocidade e, portanto, considerados rentáveis e lucrativos em um rebanho. Isso tudo realizado totalmente a pasto.
Qualidade dos animais no leilão
Conforme citamos no começo do post, no Leilão Virtual Nelore da Laçada, com transmissão do MF Leilões, estão sendo apresentados 30 lotes. Há opções de novilhas que já seguem prenhes, como no caso da fêmea 3187 PO da Laçada (lote 02) que foi inseminada pelo do touro JURADO FIV RG, com previsão de parto para 30/09/2023.
Além disso, estão previstos lotes simples, com duplas, trios e com até quatro fêmeas de uma só vez. Dos lotes triplos, destaque para o lote 08, com as fêmeas 3020 PO da Laçada, 3390 PO da Laçada e 3950 PO da Laçada. A primeira delas, inseminada pelo do touro REM GOIÁS e as outras duas do touro NITRO FIV DA EAO.
Leilão Nelore da Fazenda da Laçada
- Data: 08/03 (quarta-feira);
- Horário: a partir das 20h (horário de Brasília);
- 30 lotes 100% de fêmeas da raça Nelore;
- Pré-lance: 100 km de frete free por animal para quem oferecer lances antecipados;
- Formas de pagamento: 30 parcelas (15 duplas mensais).
Informações (Equipe MF Leilões):
- (14) 99677-7774 (Mário Pita)
- (14) 99111-2417 (Jonas Caversan)
- (14) 99848-1222 (Fabner Paulossi)
- (14) 99883-8536 (Marcos Camurça)
- (14) 99111-2417 (Jonas Rocha)
- (14) 99121-7307 (Caio Tojeiro)