Almeida Prado realiza 3º leilão com búfalas leiteiras e machos avaliados

Almeida Prado realiza 3º leilão com búfalas leiteiras e machos avaliados

Serão ofertados touros jovens, filhos das melhores matrizes, seguindo o mesmo padrão genético de destaque da raça. Evento acontecerá no dia 29, com transmissão pelo MF Leilões

Os bubalinocultores brasileiros terão uma excelente oportunidade de aumentar seus rebanhos com animais produzidos a partir de uma genética diferenciada. A Fazenda Rio Pardo realizará na próxima quarta-feira, dia 29 de março, às 20h (horário de Brasília), o 3º Leilão Almeida Prado – Fazenda Rio Pardo.

Serão ofertadas búfalas leiteiras e touros jovens, todos avaliados e filhos das melhores matrizes da propriedade, seguindo o padrão genético que é reconhecido nacionalmente há mais de 40 anos.

O evento será novamente transmitido ao vivo pela plataforma do MF Leilões. O pré-lance já está no ar e, pela qualidade dos animais ofertados, já registra grande movimentação. Os participantes do pré-lance que arrematarem o lote terão um bônus expressivo de frete gratuito. O pagamento poderá ser realizado em até 30 parcelas (15 duplas mensais).

Criação de búfalos no Brasil e qualidade do leite

Com cerca de 3 milhões de cabeças, o Brasil possui o maior rebanho de búfalos do Ocidente, com 4 raças reconhecidas pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB): Mediterrâneo, Murrah, Jafarabadi (búfalo-do-rio) e Carabao (búfalo-do-pântano). Cada uma delas possui características próprias, mas todas chamam a atenção pela sua docilidade.

A porta de entrada dos búfalos foi a Ilha de Marajó, no Pará, mas hoje existem rebanhos em todas as regiões do Brasil. O que mais chama a atenção dos criadores brasileiros é a qualidade do leite produzido por esses animais.

Búfala destaque no 3º Leilão Almeida Prado. Apresenta coloração marrom inteiriça, pequenos chifres, sendo bastante robusta.
A fêmea Branquinha da Rio Pardo 3410 (lote 01) é um dos destaques do leilão. Atualmente, apresenta produção de 14 kg/dia em apenas uma ordenha diária, na sua 1° lactação. Segue parida do macho Bidú da Rio Pardo em 15/02/23.

O leite de búfala possui 33% menos colesterol, 48% mais proteína, 59% de cálcio e 47% de fósforo. Além disso, possui uma coloração totalmente branca devido à presença de vitamina A e ausência de pigmentos carotenoides, precursores dessa vitamina.

Além disso, o rendimento na produção de derivados é outro diferencial das búfalas leiteiras. De acordo com a Embrapa, para a produção de 1 kg de queijo mozzarella de alta qualidade, gasta-se 40% menos leite de búfala (5,5 litros) em relação ao de vaca (8 a 10 litros).

Tradição da família Almeida Prado na criação de búfalos

A família Almeida Prado cria búfalos desde 1980 na Fazenda Rio Pardo, localizada em Bocaina/SP. Atualmente, a fazenda representa um dos destaques nacionais de produção, com a criação de animais da raça Murrah, originária da Índia. A raça apresenta características marcantes, como: pelos negros, robustez, de conformação profunda, além de ser muito produtiva.

Trata-se da mais numerosa raça existente no Brasil, já que é considerada uma excelente raça leiteira e, consequentemente, um ótimo investimento para os produtores de mozzarella.

De acordo com Mariana de Almeida Prado, gestora da fazenda, os animais criados na propriedade são tratados de maneira diferenciada. Com objetivo de manter a tranquilidade, antes da ordenha do leite, as búfalas tomam banho e escutam música clássica. O manejo inclui água sempre limpa, alimentação de qualidade, muita sombra, e tratamento com calma e respeito.

Búfalas em destaque no 3º Leilão Almeida Prado. Tratam-se de animais de coloração marrom e pequenos chifres, posicionadas lado a lado.
No 3º Leilão Almeida Prado também serão oferecidos lotes duplos. Conheça as fêmeas Babilônia da Rio Pardo 3449 e Augusta da Rio Pardo 3300 (lote 08), paridas de macho, com produção leiteira de 10,5 kg/dia e 11 kg/dia, respectivamente.

Genética diferenciada

Além do tratamento diferenciado concedido aos animais, a família Almeida Prado investe fortemente em uma genética diferenciada e reconhecida nacionalmente. O projeto conta com o apoio do zootecnista Dr. Humberto Tonhati (Professor Doutor da Unesp de Jaboticabal), que há vários anos faz o acompanhamento do controle leiteiro e da avaliação genética, auxiliando na seleção dos animais. O rebanho todo tem registro genealógico na Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB).

Todo esse trabalho de melhoramento genético, realizado há 43 anos, será disponibilizado nos lotes oferecidos no 3º Leilão Almeida Prado – Fazenda Rio Pardo que acontecerá no dia 29 de março. Serão 25 lotes, simples, duplos e até triplos, com búfalas leiteiras e tourinhos, filhos das melhores matrizes e reprodutores provados.

Será, portanto, uma grande oportunidade aos criadores que pretendem ampliar seus plantéis investindo em machos com futuro promissor e fêmeas de alta produção leiteira.

Jovem búfalo destaque no 3º Leilão Almeida Prado. Apresenta coloração marrom, pequenos chifres e está posicionado lateralmente em frente a cerca e pasto.
O 3º Leilão Almeida Prado também ofertará machos avaliados. É o caso do jovem tourinho Soberano da Rio Pardo 3688 (lote 12) que é uma grande promessa. Sua mãe (Jandaia da Rio Pardo) possui lactação fechada de 5.476 KG e pico de 18 kg/dia.

3º Leilão Almeida Prado – Fazenda Rio Pardo

  • Data: 29 de março (quarta-feira);
  • Horário: às 20h (horário de Brasília);
  • Fêmeas e machos da raça Murrah;
  • Forma de pagamento: 30 parcelas (sendo 15 duplas);
  • Pré-lance pelo site do MF Leilões até às 19h (horário de Brasília);
  • Bônus expressivo de frete gratuito aos participantes do pré-lance que arrematarem o lote.

Informações Equipe MF Leilões:

  • (14) 99111-2417 (Jonas Giolo)
  • (14) 99883-8536 (Marcos Camurça)
  • (14) 99677-7774 (Mário Píta)
  • (14) 99855-7776 (Jonas Rocha)
  • (14) 99121-7307 (Caio Tojeiro)
  • (14) 99817-7772 (Eduardo Oliveira)
  • (14) 99801-7450 (Misael Souza)

André Assumpção (AAPA – Planejamento e Assessoria) – (15) 99107-7539

Related Post

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *