2º Leilão de galo músico será atração no MF Leilões

2º Leilão de galo músico será atração no MF Leilões

Evento será na segunda-feira, dia 29 de agosto. Procura por essas aves vem crescendo no Brasil. No ano passado, um dos galos ofertados foi arrematado por R$ 5 mil

Criadores de galo músico de todo o Brasil terão a oportunidade de conhecer e arrematar aves da melhor qualidade ofertadas pelo Sítio Jacarandá, cuja família é uma das pioneiras nesse tipo de atividade no Brasil.

O MF Leilões está organizando o 2º Leilão de Galo Músico, que será transmitido online na segunda-feira (dia 29), a partir das 20 horas. Serão ofertados 38 lotes, contendo tanto galos reprodutores, como também frangas em início de posturas e franguinhas para quem está pensando em ampliar a criação.

A criação dessas aves vem crescendo no Brasil. Tanto que no primeiro leilão, também realizado pelo MF Leilões, um dos galos músicos foi adquirido por R$ 5 mil. Na época, os lotes foram arrematados por vários criatórios localizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Mas, afinal, qual a origem do galo músico? É o que também iremos tratar neste post. Boa leitura!

Criação de galo músico no Brasil

Ter um galo cantando na sua propriedade sempre foi o sonho de muita gente, até nos dias de hoje, uma vez que isso relembra as gerações mais antigas, que acordavam nas primeiras horas da manhã com o canto dessas aves. Mas, o que muitas pessoas não sabem, é que existem determinadas raças que chegam a cantar entre 30 a 40 segundos sem parar.

São os chamados galos músicos, que se originaram de várias regiões do mundo, especialmente no Japão, Indonésia, Turquia, Alemanha, nos Bálcãs e na Rússia. No Brasil, pesquisadores acreditam que os primeiros exemplares foram trazidos pela princesa Leopoldina, em 1817, quando iria se casar com D. Pedro I.

Criador com um exemplar de galo músico
O sr. Fausto Pereira Lima é o atual responsável pela criação dos galos músicos no sítio Jacarandá, ao lado dos filhos Maria Lúcia e Luis Otávio.

Uma das primeiras famílias a criar essas aves em solo brasileiro foi justamente a que hoje é liderada pelo pecuarista Fausto Pereira Lima, de 92 anos, que mora em Ribeirão Preto. O criatório dessas aves está localizado no sítio Jacarandá, na cidade de Cajuru, a cerca de 60km de Ribeirão Preto.

A filha do seu Fausto, a agrônoma Maria Lúcia Pereira Lima, explica que, após fazer a árvore genealógica da família, por meio de documentos com anotações antigas, ela descobriu que os primeiros galos músicos foram criados pelo bisavô do sr. Fausto, Domiciano Pereira Lima, alguns anos depois da princesa Leopoldina. Passando de geração em geração, são mais de 170 anos dessa criação!

Afinal, como criar um galo músico?

Os galos músicos criados pela família do seu Fausto são oriundos da raça de músicos Bergische Kraher, da região de Berg, na Alemanha. A palavra Berg significa montanha e também é o nome da cidade que deu o nome aos galos que, na nossa tradução, seria “cantor da montanha”.

Todos os galos e galinhas são da mesma família, ou seja, não foram introduzidas aves de outras regiões ou criatórios. Aliás, graças ao melhoramento genético desenvolvido no próprio sítio, com ajuda inclusive do irmão de Maria Lúcia, Luis Otávio, que é veterinário, os galos que cantavam em média 15 segundos no começo da criação, hoje chegam a cantar por mais de 40 segundos.

Galo músico criação na propriedade
Uma das estratégias na criação do galo músico é deixar as aves soltas, como se fossem galinhas caipiras.

A criação dessas aves é muito semelhante a de galinhas caipiras, ou seja, a base de ração comum. Esse trato só é especial quando as galinhas estão botando, quando utiliza-se uma ração poedeira. Maria Lúcia acredita que um dos principais “segredos” para uma cantoria tão longa é que os galos são criados soltos no sítio.

Quando começam a cantar?

Essas aves começam a cantar com cerca de sete meses e, com um ano e dois meses estão na sua plenitude. Já as galinhas também arriscam alguns cantos.

Elas não ficam só no có..có…có…principalmente se a gente for pegar, elas soltam a voz, mas não são como os galos“, explica Maria Lúcia. Já aqueles exemplares que não conseguem atingir mais de 15 segundos são descartados.

Os galos músicos também dormem! Isso mesmo: com o cair do sol, procuram um poleiro para dormir. Mas, se tiver lua cheia ou alguém acender a luz, a cantoria começa. Mas, é pela manhã que costumam cantar mais longamente.

Procura por galo músico está crescendo no Brasil

Embora a criação dessas aves seja apenas para ornamentação, a procura pelos galos músicos está crescendo no Brasil, principalmente após a pandemia.

Trio de franguinhas ofertadas em leilão
Além dos galos músicos, o leilão também estará ofertando franguinhas, como este trio com 3,5 meses.

Durante o período crítico da Covid-19, como as pessoas ficaram isoladas, quem tinha uma propriedade rural se refugiou nesses locais, em vez de ficar apenas trancado em casa. Aqueles que já apreciavam o cantar do galo, resolveram adquirir pelo menos um. Tanto que no ano passado, no primeiro leilão online, a procura superou todas as expectativas.

Maria Lúcia Pereira Lima explicou que foi justamente nesse período, quando muitas pessoas procuraram o sítio para comprar exemplares, é que a família teve ideia de vender pela internet. “Como meus pais precisavam ficar isolados devido a pandemia, a gente tinha que achar um jeito de atender essas pessoas“, observou.

Leilão online

Depois dessa ideia de oferecer os galos e galinhas pela internet, a família foi incentivada pela equipe do MF Leilões a realizar também um leilão, que permitiria ofertar uma quantidade maior de aves de uma só vez. E foi um sucesso, com interessados de diversos estados brasileiros, inclusive grandes criatórios.

Devido a esse grande interesse, a família decidiu reservar mais uma quantidade de exemplares de galos músicos e outros exemplares, como frangas em início de posturas e franguinhas, realizando o 2º leilão. Assim sendo, vai permitir a criadores ampliar o plantel, iniciar nesta atividade ou mesmo apenas ter um “galo cantador” em sua propriedade.

Galo metido um dos destaques do leilão
Galo “metido” é um dos destaques do leilão. Imponente e com postura, chega a cantar 34 segundos.

A família conseguiu convencer o sr. Fausto a dispor inclusive galos considerados quase de “estimação”. Aliás, ao analisar os lotes será possível checar que cada ave tem um nome. “A gente sempre analisa o comportamento de cada um dos galos para escolher o nome“, observou Maria Lúcia.

É o caso, por exemplo, do lote 10, de nome “Metido“: o galo tem uma postura muito empinada e é bem agressivo, porque assim estará marcando o território. Ademais, é o galo que mais canta de todos os lotes ofertados: 34 segundos, superando a marca do seu pai, o “Cantador”, que havia atingido a marca de 31 segundos.

Quem participar do pré-lance (um dos diferenciais do MF Leilões) terá desconto de 5% caso arremate o lote. Estará aberto até às 19h (horário de Brasília) do dia do evento. Além disso, será possível parcelar em até três vezes ou ter um desconto de 3% no pagamento à vista.

Em entrevista, o sr. Fausto Pereira Lima fala sobre a criação de galo músico, uma paixão que já está na sétima geração:

2º leilão Sítio Jacarandá Galo Músico:

  • Data: 29 de agosto (segunda-feira);
  • Horário: a partir das 20h (horário de Brasília);
  • Galos músicos, frangas em início de posturas e franguinhas;
  • Formas de pagamento: 03 parcelas simples mensais ou 3% de desconto à vista;
  • Pré-lance pelo site do MF Leilões até as 19h (horário de Brasília);
  • 5% de desconto para quem participar do pré-lance e arrematar o lote.

Informações (Equipe MF Leilões):

  • (14) 99848-1222 (Fabner)
  • (14) 99677-7774 (Mário Pita)
  • (14) 99121-7307 (Caio Tojeiro)
  • (14) 99111-2417 (Jonas Caversan)
  • (14) 99883-8536 (Camurça)

André Assumpção (AAPA – Planejamento e Assessoria) – (15) 99107-7539

Related Post

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *