Pioneira na criação dessas raças no Brasil, empresa realiza a 42ª edição, que será transmitida pelo MF Leilões
A VPJ Pecuária, referência nacional na criação de animais das raças de gado Angus, Brahman, Brangus, de ovinos Dorper e White Dorper, bem como de cavalos Quarto de Milha, realizará na próxima terça-feira, dia 24/05, o tradicional e muito aguardado Leilão VPJ das raças Dorper e White Dorper, que entra em sua 42ª edição.
O evento será transmitido pelo MF Leilões, a partir das 20 horas (horário de Brasília), com um total de 29 lotes, sendo 26 fêmeas e três machos de alta produção. As matrizes e borregas estão todas prenhas, paridas ou cobertas. Já os machos são considerados reprodutores especiais, com o propósito de se tornarem chefes de plantel.
Conheça as raças Dorper e White Dorper
As raças Dorper e White Dorper se destacam no fornecimento de matrizes e reprodutores. O Dorper foi criado por colonizadores ingleses na África do Sul, em meados de 1940, resultado do cruzamento entre as raças Dorset Horn e Blackhead Persian.
O objetivo foi obter uma espécie de ovinos que fosse eficiente na produção de carne e, ao mesmo tempo, resistente a baixa oferta de alimentos e ao clima semidesértico daquele país, sem perder a boa saúde e condição corporal ideal.
Os ovinos Dorper são animais na cor branca e cabeça preta, com temperamento calmo e uma aparência vigorosa (robusto e bem musculoso), cobertos por um pelo curto.
Já os ovinos da raça White Dorper surgiram após novos cruzamentos com uma terceira raça, chamada de Van Rooy, muito semelhante ao Blackhead Persian. Assim, nasceram animais totalmente brancos, porém mantendo as mesmas características comerciais da raça Dorper.
As diferenças entre essas duas raças não estão apenas na cor (uma com a cabeça negra e outra com o corpo totalmente branco). Os animais White Dorper são um pouco mais compridos e possuem uma distribuição de gordura mais constante. Do outro lado, o Dorper apresenta um pequeno acúmulo de gordura na região da calda e no peito, herança de seus ancestrais.
Porém, não há distinção entre as duas raças nos quesitos fertilidade, precocidade, ganho de peso, adaptabilidade e velocidade de terminação de carcaça. Ambas oferecem uma carne ovina de alta qualidade e de sabor inigualável.
Criação dessas raças na VPJ Pecuária
A VPJ Pecuária desenvolve há mais de 30 anos um projeto de seleção e melhoramento genético de raças bovinas, ovinas e equinas, com diversas fazendas nos estados de São Paulo, Goiás e também nos Estados Unidos.
O trabalho começou com as raças bovinas (hoje são criados animais Aberdeen Angus, Brangus, UltraBlack e Red Brahman), mas logo foi diversificado com investimentos em ovinos, com a criação das raças Dorper e White Dorper. Aliás, conforme citamos no início do post, a VPJ é pioneira no desenvolvimento dessas duas raças no Brasil.
Os primeiros embriões foram importados da Austrália em outubro de 2003. Em cinco meses, nasceram os primeiros exemplares, que passaram a fazer parte do plantel da VPJ Pecuária, hoje com cerca de 400 ovinos, todos com alto valor genético e voltados à atender os principais criatórios pelo país. Outras importações também vieram da África do Sul (berço de criação dessas raças de ovinos).
A criação dessas raças se concentra na fazenda Cardinal, em Mococa/SP, onde também é realizado um trabalho de seleção genética das raças Angus, UltraBlack e Quarto de Milha. A fazenda possui pastagens consorciadas com pastagem e eucalipto, em sistema de manejo rotacional, bem como estruturas de manejo que incluem confinamento coberto e confinamento estático para mil cabeças de animais.
Realização de leilões Dorper e White Dorper
Entre os cordeiros nascidos nesses quase 20 anos de criação de ovinos pela VPJ Pecuária, encontram-se animais que até hoje compõem a base genética de muitos plantéis nacionais.
Além do pioneirismo na criação de ovinos das raças Dorper e White Dorper, a VPJ Pecuária foi a primeira a realizar um leilão exclusivo dessas raças no Brasil, em 2004. Na época, o pregão mostrou para muitos empresários o quanto as duas raças tinham potencial no país e poderiam proporcionar os melhores investimentos aos criadores de ovinos.
Hoje, a empresa realiza em torno de três a quatro leilões por ano. Tanto que está na sua 42ª edição, prevista para terça-feira, dia 24. Neste leilão, serão 18 lotes da raça Dorper e 11 da raça White Dorper.
Entre os animais da raça Dorper, um dos destaques é a jovem borrega VPJ Dorper IA 4540 (lote 16), com muita capacidade produtiva, profundidade e desenvolvimento de musculatura, considerada funcional com aprumos corretos. Ela é filha do DDM Phillipino TE 328 e está prenhe do VPJ Dorper TE 4402, que conquistou o terceiro prêmio na última avaliação nacional da raça.
Neste leilão, na raça White Dorper, destaque para o macho VPJ 4513 (lote 27), campeão nacional 2021, se destacando pela sua masculinidade, capacidade produtiva em um balanço impecável, funcionalidade com aprumos corretos. Esse animal é filho do principal reprodutor dessa raça, o VJP WDorpernm3860 Everest – supremo campeão da Expovelha 2019.
“Estaremos oferecendo animais com excepcional qualidade, produtivos, adaptados e funcionais. São reprodutores especiais para Chefe de Plantel, Matrizes e Borregas em Reprodução“, afirmou Valdomiro Poliseli Junior, presidente do Grupo VPJ, ao destacar mais uma vez a parceria com o MF Leilões.
Leilão VPJ das raças Dorper e White Dorper:
- Data: 24/05 (terça-feira);
- Horário: a partir das 20h (horário de Brasília);
- Lotes de ovinos das raças Dorper e White Dorper;
- Pré-lance: 5% de desconto para quem participar do pré-lance no lote.
Informações (Equipe MF Leilões):
(14) 99848-1222 (Fabner)
(14) 99677-7774 (Mário Pita)
(14) 99121-7307 (Caio Tojeiro)
(14) 99883-8536 (Camurça)
(14) 99111-2417 (Jonas Caversan)