Evento, com transmissão pelo MF Leilões, será nesta terça-feira, dia 18, com fêmeas e novilhas prenhes, a maioria jovens e com o melhor da genética dessas raças leiteiras
Aos pecuaristas voltados à produção leiteira e interessados em investir no melhor da genética das raças Gir e Girolando, anotem esse evento na agenda: dia 28 de abril (sexta-feira), às 20h, será realizado um dos mais tradicionais leilões do segmento, o 14º Leilão Virtual Fazenda Engenhoca Gir e Girolando Villela Pedras, com organização e transmissão pelo MF Leilões.
Serão ofertados 37 lotes com fêmeas (vacas e novilhas), todas com reconhecida produção leiteira, sendo a grande maioria animais jovens, prontas para inseminação (reprodução) ou já prenhes. São quase 50 anos de tradição da Fazenda Engenhoca, com um trabalho sério e eficiente de melhoramento genético que inclui a escolha dos melhores touros holandeses.
“O Leilão da Fazenda Engenhoca, sem dúvidas, será sinônimo de bons negócios em se tratando de animais voltados à produção de leite”, afirmou o CEO do Grupo MF Rural, Roberto Lucas, que também agradeceu à família Villela, liderada hoje pelos irmãos Marcos e Augusto, pela confiança e antiga parceria com o MF Leilões.
O pré-lance, um dos diferenciais do MF Leilões, já está no ar e oferece 100 km de frete free para os inscritos que arrematarem o lote. A forma de pagamento também é diferenciada, podendo ser realizada em até 36 parcelas (18 duplas mensais).
Raças Gir e Girolando destacam-se na produção de leite
As raças Gir e Girolando têm contribuído muito para o crescimento da produção leiteira do Brasil. Tratam-se de animais que se destacam pela rusticidade, docilidade, longevidade, capacidade reprodutiva e primordialmente pela boa produção de leite a pasto, até mesmo em regiões mais quentes. Aliás, o Girolando é genuinamente brasileiro e, atualmente, é responsável por cerca de 80% da produção leiteira nacional.
A raça Gir é originária da região Noroeste da Índia e chegou ao Brasil no ano de 1906. É amplamente utilizada devido ao seu potencial de produção e rusticidade. Em 1985, foi criado um dos principais programas de melhoramento genético da raça.
Trata-se do Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro (PNMGL), que realizou a seleção dos melhores touros com o propósito de avaliar a lactação das filhas desses animais, chegando-se à vaca ideal dessa raça. Novos cruzamentos permitiram uma produção leiteira ainda maior.
Do Gir “nasceu” o Girolando, quase que por um acidente. Por volta da década de 1940, um touro Gir invadiu uma pastagem vizinha e cobriu algumas vacas da raça Holandesa. Os bezerros, frutos desses cruzamentos, acabaram herdando as qualidades genéticas dos seus pais, chamando a atenção dos pecuaristas.
O Girolando herdou a rusticidade, precocidade e capacidade de adaptação do Gir, e uma boa produção de leite do Holandês. A raça foi reconhecida oficialmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em fevereiro de 1996.
Qualidade genética na Fazenda Engenhoca
Um exemplo de sucesso na criação dessas raças é a Fazenda Engenhoca, localizada no município de Areal, no Centro-Sul do estado do Rio de Janeiro, próximo a Itaipava. Desde 1975, a família Villela investe na pecuária voltada à produção leiteira.
A criação começou com o patriarca, José Augusto Villela Pedras, que durante cerca de 35 anos liderou a propriedade, com animais da raça Girolando. Quando seus netos, Marcos e Augusto, assumiram a liderança da fazenda, há 15 anos, introduziram também a raça Gir, visando incrementar ainda mais a produção de leite.
A propriedade conta com cerca de 150 animais e, conforme já mencionamos, mantém um rigoroso padrão de qualidade, priorizando uma das principais características de ambas as raças em todos os animais: a rusticidade.
Foi introduzido também ao plantel o jovem touro Brutão (raça Girolando 3/4), hoje com três anos de idade. Ele é filho da vaca Tete Teatro Fiv Pedra, recordista mundial em lactação. Aliás, algumas filhas dessa matriz também estarão disponíveis no leilão.
O resultado desse trabalho genético – FIV e inseminação – é uma alta produção leiteira, com destaque em eventos de pista, além de recordistas em torneios leiteiros. Todos os animais são criados a pasto e estão preparados para atender as necessidades de criadores de todas as regiões do país.
É o caso, por exemplo, da fêmea Girolando Princess Vale Ouro FIV Pedra (lote 01). Trata-se de uma doadora elite e forma para o 5/8, prenhe, com previsão de parto para 15 de maio. Na última lactação atingiu pico de produção de 44 kg dentro da fazenda. Princess foi indicada para Torneio Leiteiro Pesado em sua categoria de grau de sangue.
14º Leilão Virtual Fazenda Engenhoca
- Data: 28 de abril (sexta-feira);
- Horário: às 20h (horário de Brasília);
- Fêmeas de alta produção leiteira e novilhas prenhas das raças Gir e Girolando;
- Pré-lance pelo site do MF Leilões até às 19h (horário de Brasília);
- 100 km de frete free para os inscritos que arrematarem o lote;
- Forma de pagamento: 36 parcelas (18 duplas mensais).
Informações Equipe MF Leilões:
- (14) 99677-7774 (Mário Pita)
- (14) 99111-2417 (Jonas Giolo)
- (14) 99883-8536 (Marcos Camurça)
- (14) 99855-7776 (Jonas Rocha)
- (14) 99121-7307 (Caio Tojeiro)
- (14) 99817-7772 (Eduardo Oliveira)
- (14) 99801-7450 (Misael Souza)