Evento, em sua 10ª edição, terá leilões de bovinos, caprinos e ovinos, transmitidos pelo MF Leilões, além de outras duas modalidades: “empório” e “mercado”, com animais e pacotes de sêmen
Após dois anos em formato virtual devido a pandemia da Covid-19, o “Dia D” da Fazenda Carnaúba volta a ser realizado de forma presencial, com uma diversificada programação, entre exposições, palestras, apresentações artísticas e também os tão aguardados leilões, que serão transmitidos pelo MF Leilões. O evento ao público começa nesta sexta-feira, dia 22 de julho, e prossegue até domingo, na própria fazenda, localizada em Taperoá/PB. Também será transmitido pelo YouTube da fazenda.
O “Dia D” tem por objetivo expor inovações na criação e produção rural, além de tecnologias resultantes de pesquisas visando o desenvolvimento do semiárido paraibano. O evento pretende “mostrar a força do produtor rural no Cariri da Paraíba“, região localizada no sul do estado e formada por 29 cidades, como Sumé, Monteiro e Taperoá, envolvendo uma população de mais 160 mil habitantes.
“O MF Rural, sempre voltado ao agronegócio brasileiro e ao lado do homem do campo, estará presente mais uma vez no evento. Gostaríamos de parabenizar todos os organizadores, em especial à família Dantas Vilar, que há mais de 230 anos é uma das responsáveis pelo desenvolvimento econômico daquela importante região“, afirmou o presidente do Grupo MF Rural, Wilson Lucas. Ao mesmo tempo, agradeceu a confiança depositada, mais uma vez, no trabalho desenvolvido pelo MF Leilões nessa parceria.
Toda equipe do MF Leilões estará empenhada neste evento que, além da transmissão dos leilões, também terá mais duas modalidades de venda: Empório e Mercado que iremos explicar mais adiante. As vendas começam na sexta-feira e prosseguem até terça-feira, com animais e pacotes de sêmen.
Conheça a história da Fazenda Carnaúba
Localizada no semiárido da Paraíba, a Fazenda Carnaúba pertence à família Dantas Vilar desde 1791, isto é, há mais de 230 anos. É considerada um patrimônio histórico, devido às atividades de preservação social e cultural que são mantidas de geração em geração.
A propriedade rural também é uma referência nacional em genética de caprinos, ovinos e bovinos, desenvolvendo, por exemplo, um projeto que é destaque nacional, utilizando plantas forrageiras (como a palma e o capim buffel) na alimentação dos animais.
O rebanho é formado basicamente por bovinos das raças Guzerá, Sindi, Curraleiro Pé Duro, ovinos além de cabras leiteiras que também passam por constante melhoramento genético (a Paraíba é o maior produtor de leite de cabra do Brasil).
Aliás, a produção de leite de cabra e dos bovinos da Fazenda Carnaúba é destinada à fabricação de queijos artesanais que são destaques por todo o Brasil e outros países, recebendo inclusive prêmios internacionais, pela sua qualidade. A queijaria da Fazenda é a primeira do Brasil na utilização de leite de cabra (desde a década de 1980).
Dia D da Fazenda Carnaúba é destaque nacional
Além de todo esse desenvolvimento e potencial econômico, a Fazenda Carnaúba é responsável pela realização de um dos principais eventos de campo do país: o Dia D. É repleto de troca de conhecimentos e experiências, com mostras de animais, produtos, tecnologias e palestras de diversos profissionais e empresários do campo.
Neste ano será a 10ª edição, novamente de forma presencial, após dois anos interrompida devido a pandemia da Covid-19 (o formato nesse período teve que ser virtual).
Durante três dias, de 22 a 24 de julho, o público poderá participar de diversas palestras, exposições, vendas de animais bovinos, ovinos e caprinos, bem como de genética (sêmen), cuja transmissão será realizada pelo MF Leilões, prosseguindo também nos dias 25 e 26 de julho (segunda e terça), com as outras duas modalidades de venda que citamos no começo deste post.
O público terá à disposição, no primeiro dia do evento (sexta, dia 22), a “sala de ordenha”, podendo acompanhar como é feito o processo de retirada do leite em vacas (raças Guzerá, Sindi e Curraleiro Pé Duro) e em cabras (raças Parda, Sertaneja e Murciana). Além disso, também poderá acompanhar palestras relacionadas a queijos finos artesanais do Nordeste e sobre os caminhos do roteiro do queijo, com renomados palestrantes.
Venda de animais: Leilão, Empório e Mercado
Um dos momentos mais aguardados pelos criadores, no Dia D da fazenda Carnaúba, será a venda de animais, que, conforme já citamos anteriormente, seguem um rigoroso processo de melhoramento genético. Serão três modalidades: Leilões (com transmissão pelo MF Leilões), Empório e Mercado, cujos lances serão dados diretamente no site do MF Leilões.
Confira cada uma delas:
Leilão:
Formato tradicional de leilões online, com pré-lance que fica aberto até uma hora antes de cada evento, dando oportunidade aos clientes de conhecer os lotes e definir seus investimentos. Quem se cadastrar no pré-lance e arrematar o lote, terá direito a bônus no frete.
Os leilões previstos são de bovinos (raças: Guzerá, Sindi e Curraleiro Pé Duro); e de ovinos e caprinos (serão 18 raças – leite, carne e pele), com animais da própria fazenda e também de convidados.
Confira a programação:
- Sexta-feira (dia 22), a partir das 20h: animais da raça Curraleiro Pé Duro (europeia e uma das mais antigas no Brasil e muito utilizada no Nordeste devido a sua rusticidade). Serão 35 lotes;
- Sábado (dia 23), a partir das 15h: raças Sindi, Guzerá, prenhezes e sêmen. Serão 75 lotes;
- Domingo (dia 24), a partir das 10h: 18 raças de caprinos e ovinos – leite, pele e carne. Serão 82 lotes.
Empório
Ao contrário do leilão, o Empório não terá transmissão ao vivo, mas apenas disputas com lances online, que finalizam nos horários previstos na programação. Terminando o tempo, a venda é concretizada.
Data: segunda-feira (dia 25), encerramento dos lances às 19h.
- Caprinos e ovinos (18 raças de leite, pele e carne). São 34 lotes;
- Raças Sindi, Guzerá e Curraleiro Pé Duro. Serão 45 lotes.
Mercado
Trata-se da comercialização por preço fixo. O cliente apenas confirma sua intenção de compra já pelo valor determinado. Os lotes também serão liberados 15 dias antes da finalização do evento.
Data: terça-feira (dia 26), encerramento às 21h. Observação: muitos lotes já foram comercializados.
- Raças Sindi, Guzerá e Curraleiro Pé Duro – 10 lotes;
- Pacotes de sêmen – 55 lotes;
- Caprinos e ovinos – 18 raças de leite, pele e carne, com 43 lotes.
Confira, no vídeo, mais informações sobre a comercialização de animais no Dia D da Fazenda Carnaúba:
Leilões, Mercado e Empório Dia D da fazenda Carnaúba:
- Leilão Bovino raça Curraleiro Pé Duro – dia 22/07, às 20h;
- Leilão Bovino raças Sindi e Guzerá – dia 23/07, às 15h;
- Leilão Caprinos e Ovinos (18 raças – leite, carne e pele) – dia 24/07, às 10h;
- Empório Bovino (Guzerá, Sindi e Curraleiro Pé Duro) – encerramento dia 25/07, às 19h;
- Empório Caprinos e Ovinos (18 raças – leite, carne e pele) – encerramento dia 25/07, às 19h;
- Mercado de Bovino (Guzerá, Sindi e Curraleiro Pé Duro) – encerramento dia 26/07, às 21h;
- Mercado de Caprinos e Ovinos (18 raças – leite, carne e pele) – encerramento dia 26/07, às 21h;
- Mercado de Embriões, Prenhezes e Sêmen (Guzerá e Sindi) – encerramento dia 26/07, às 21h.
Informações (Equipe MF Leilões):
(14) 99677-7774 (Mário Pita)
(14) 99121-7307 (Caio Tojeiro)
(14) 99883-8536 (Camurça)
(14) 99848-1222 (Fabner)
(14) 99111-2417 (Jonas Caversan)
(15) 99107-7539 – (AAPA – André Assumpção)