Com transmissão do MF Leilões, evento será nesta quarta-feira (dia 9), com reprodutores, fêmeas, matrizes prenhas prontas para cobertura e novilhas. A raça é genuinamente brasileira
Os pecuaristas interessados em ampliar o rebanho do gado Canchim, ou mesmo iniciar a criação dessa raça, terão a oportunidade no primeiro Leilão Canchim Mangalba EG e Convidados Ilma & Canta Galo. O evento, organizado e transmitido pelo MF Leilões, acontecerá nessa quarta-feira (dia 9), a partir das 20h.
O leilão será realizado em um momento importante para a pecuária, a estação de monta, que ocorre entre setembro e janeiro.
A raça Canchim é muito utilizada em cruzamentos industriais com vacas Nelore, objetivando produzir animais precoces.
“Um dos diferenciais desse leilão é que, tanto nós como nossos parceiros, estaremos ofertando fêmeas puras, permitindo que seja iniciada a criação dessa raça em diferentes regiões do país“, observou Emílio Heindel Soares de Gouvêa, proprietário da Canchim Mangalba EG e responsável pelo leilão. O pré-lance já está no ar e oferece 5% de desconto para quem já estiver participando e, posteriormente, arrematar o lote.
Conheça a raça Canchim
O Canchim foi criado em 1953 por pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste de São Carlos/SP que, na época, buscavam um animal precoce e rústico que melhor se adaptaria à realidade do campo brasileiro. Portanto, é uma raça genuinamente brasileira, composta de 5/8 de sangue Charolês (destaca-se pela precocidade) e 3/8 de sangue Zebu (raça bastante rústica), voltada à pecuária de corte.
Com o passar dos anos, essa “nova” raça foi recebendo constantes evoluções genéticas que permitiram oferecer aos criadores animais com maior produtividade, potencial de ganho de peso e rendimento de carcaça, além de bem adaptados às regiões brasileiras. Aliás, ela é uma das pioneiras entre as raças taurinas do país com relação ao uso de avaliação genética e DEPs (diferença esperada na progênie).
Os touros Canchim normalmente iniciam o trabalho a campo aos 20 meses, enquanto as fêmeas desta raça estão aptas ao seu primeiro parto aos 30 meses.
Os animais PO (Puro de Origem) estão prontos para o abate aos 18 meses, proporcionando uma carne diferenciada. No cruzamento industrial com vacas zebuínas ou cruzadas, em sistema de confinamento, os animais estarão aptos para o abate entre os 20 e 24 meses.
Criação do Canchim na Fazenda Rancho da Cachoeira
Localizada no município de Tombos (MG), quase na divisa com o Rio de Janeiro, a Fazenda Rancho da Cachoeira mantém uma tradição de quatro gerações na criação de gado de corte e de cavalos Mangalarga. Hoje, quem está à frente é Emílio Heindel Soares de Gouvêa, que herdou toda experiência do seu pai, Dr. Emílio.
A criação do gado Canchim na propriedade começou em 2013, através da compra de um reprodutor campeão em exposições da raça e de matrizes provenientes de criatórios renomados no estado de São Paulo.
Emílio conta que os primeiros resultados foram bem animadores, devido às características dessa raça, principalmente rusticidade, considerável taxa de fertilidade e com boa adaptabilidade à região montanhosa da fazenda.
A propriedade atualmente é focada na criação de animais Canchim registrados e com alta genética, através de inseminação artificial, ATF (sincronização da ovulação das fêmeas bovinas), bem como coleta e implante de embriões, com análise genômica.
Os animais da Mangalba EG também participam da Prova Canchim de Avaliação de Desempenho (PCAD), principal ferramenta de análise genética da raça no Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCan), com supervisão do programa de melhoramento Geneplus da Embrapa Gado de Corte.
Primeiro leilão Canchim e parceria com o MF Leilões
Embora tenha participado de outros eventos como convidado, este será o primeiro leilão promovido pela Canchim Mangalba EG, que convidou dois importantes criatórios localizados no estado de São Paulo, o Canchim Ilma e o Canchim Canta Galo.
Serão ofertados mais de 70 animais, com reprodutores prontos para a estação de monta (mais de 30 machos), novilhas já cobertas e outras prontas para início do rebanho. Além disso, serão ofertados três lotes da raça Charolês (uma das bases para a criação da raça Canchim), sendo dois touros jovens reprodutores (15 meses de idade) e uma novilha.
Emílio Heindel Soares de Gouvêa lembra que teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo MF Leilões em duas outras oportunidades e chamou a sua atenção pelo oferecimento do pré-lance (um dos diferenciais da leiloeira), pela organização dos eventos e atenção prestada pela equipe. Assim sendo, ao organizar o primeiro leilão não pensou duas vezes: buscou parceria com o MF Leilões.
Leilão Canchim Mangalba EG e Convidados Ilma & Canta Galo
- Data: 09 de novembro (quarta-feira);
- Horário: a partir das 20h00 (horário de Brasília);
- Reprodutores, fêmeas, matrizes prenhas, prontas para cobertura e novilhas;
- Formas de pagamento: 30 parcelas (sendo 15 duplas mensais);
- Pré-lance pelo site do MF Leilões até as 19h (horário de Brasília);
- 5% de desconto para quem participar do pré-lance e arrematar o lote.
Informações (Equipe MF Leilões):
- (14) 99848-1222 (Fabner)
- (14) 99677-7774 (Mário Pita)
- (14) 99121-7307 (Caio Tojeiro)
- (14) 99111-2417 (Jonas Caversan)
- (14) 99883-8536 (Camurça)
Confira o vídeo: