São animais com dupla aptidão, rusticidade “arcaica” e mansidão. O evento será no dia 4 de outubro, com organização e transmissão pelo MF Leilões
Há mais de 150 anos no solo brasileiro, o Guzerá é uma raça notoriamente rústica e resistente. Durante a grande seca que assolou o sertão nordestino, entre os anos de 1978 e 1983, a raça destacou-se em relação às demais devido à sua alta capacidade de resistência.
Essa rusticidade “arcaica”, que mantém a essência original da raça, será apresentada pela Fazenda São José no Leilão Fazenda São José & Convidados, realizado no dia 4 de outubro (quarta-feira), às 20h (horário de Brasília), e contará com a participação dos convidados: Fazenda Carnaúba, Guzerá Morumbi, Fazenda Cajazeiras, Fazenda Santa Tereza e Fazenda Olho D’água.
Serão 36 lotes com destaque para fêmeas, novilhas, pacotes de sêmen e um jovem touro (ofertado pela Fazenda Cajazeiras). Os animais apresentam dupla aptidão, além de muita rusticidade e mansidão, o que facilita o manejo.
O evento terá organização e transmissão online pelo MF Leilões. O pré-lance já está no ar, com bônus de R$ 1.000,00 no frete para os inscritos que arrematarem o lote. O pagamento poderá ser feito em 36 parcelas simples mensais.
Além do leilão virtual, a Fazenda São José e seus convidados também promoverão um shopping, com oferta exclusivamente de touros. O encerramento será no dia 5 de outubro, às 20:00h.
Guzerá: a mais antiga entre as raças zebuínas
Desde os períodos da antiguidade já eram encontrados desenhos de um animal com chifres longos (em forma de lira), descobertos posteriormente em sítios arqueológicos na Índia e no Paquistão. Estudiosos afirmam se tratar do Guzerá que é considerada, inclusive, a raça mais antiga entre os zebuínos, de acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
De grande porte e imponentes, adaptando-se muito bem a climas amenos e a regiões quentes e secas. Além disso, esses animais demonstram dupla aptidão, com excelente produção tanto de de carne quanto de leite, tanto que o seu cruzamento com o gado Holandês (o Guzolando) é uma forte realidade na produção leiteira nacional.
Os primeiros animais que chegaram em nosso solo foram trazidos da Índia, em 1870, pelo Barão de Duas Barras, e levados para o interior no Rio de Janeiro. Mas, logo foram descobertos pelos pecuaristas da região Nordeste, devido a sua resistência à seca e às altas temperaturas, sem perder a boa produtividade leiteira e de carne.
Aliás, o Guzerá foi campeão em rendimento de carcaça e conversão alimentar em um evento organizado pela ABCZ, envolvendo todas as raças zebuínas. O seu rendimento de carcaça chegou a 54%. Isso sem falar na alta taxa de natalidade (90%), dependendo das condições de alimentação e criação do rebanho.
Fazenda São José mantém a essência da raça
Após mais de 150 anos de criação no Brasil, o Guzerá passou por constantes evoluções genéticas, começando pelo seu cruzamento com o gado Holandês (chamado de Guzolando), que, atualmente, é uma forte realidade na produção leiteira nacional.
O pecuarista José Bezerra Neto, dono da fazenda São José (localizada em Garanhuns – agreste pernambucano) é um dos criadores que procuram manter o que ele chama de “Guzerá arcaico“, isto é, animais de excelente produção de leite e corte, mas que não perderam a essência originária da raça.
“A minha missão é não estragar o que eu trouxe”, afirma José Bezerra Neto, que está na terceira geração da família na produção de leite. O laticínio foi montado pelo avô, mas, durante certo tempo, permaneceu sem atividade, retomando-a com enfoque na fabricação de queijo maturado.
A Fazenda São José possui 470 hectares com pastejo rotativo de sequeiro. São cerca de 180 animais criados a pasto e com suplementação apenas no período de seca (silagem de capim e palma forrageira). A propriedade implantou um núcleo de doadoras (aspiradas e via FIV), além de cruzamentos em parceria com a Fazenda Carnaúba, uma das principais referências no Guzerá.
No leilão do dia 4 de outubro, além da Fazenda São José, haverá a participação de outros grandes parceiros: Fazenda Carnaúba, Guzerá Morumbi, Fazenda Cajazeiras, Fazenda Olho D’Água e Fazenda Santa Tereza, grandes nomes conhecidos e respeitados na criação do Guzerá.
Leilão Fazenda São José & Convidados
- Data: 04/10 (quarta-feira);
- Horário: às 20h (horário de Brasília);
- 36 lotes: fêmeas, novilhas, pacotes de sêmen e um jovem touro da raça Guzerá;
- Pré-lance: Bônus de R$ 1.000,00 àqueles que oferecerem lances antecipados e arrematarem o lote;
- Forma de pagamento: 36 parcelas (simples mensais).
Desconto progressivo (sobre saldo devedor):
De 3 a 5 animais: 15% de desconto
De 6 a 10 animais: 20% de desconto
- Shopping Fazenda São José & Convidados: dia 05/10, às 20h, com oferta de 10 lotes.
Informações (Equipe MF Leilões):
- (14) 99677-7774 (Mário Pita)
- (14) 99817-7772 (Eduardo Oliveira)
- (14) 99801-7450 (Misael Souza)